• COHAPAR: Liberadas 14 Casas •
28 de março de 2016

Governador Beto Richa anuncia 1520 casas e Boa Esperança do Iguaçu receberá 14 unidades

Fotos da Agência Estadual de Notícias - Pedro Riba
O Governo do Paraná anunciou nesta quarta-feira (23) a construção de 1.520 casas populares, em 21 municípios do Estado. O governador Beto Richa e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, assinaram os contratos de prestação de serviço para a construção das moradias. O investimento é estimado em R$ 101 milhões.

Os empreendimentos também contemplam Boa Esperança do Iguaçu que receberá 14 unidades habitacionais, segundo o Prefeito Claudemir Freitas que esteve em Curitiba para assinatura do convênio, serão construídas 10 unidades no Conjunto Residencial Novo Horizonte no Loteamento Sol Nascente e 04 no Loteamento Edite.

Com mais essas casas o Paraná avança para reduzir o déficit habitacional no Estado. O investimento nessa área é muito importante para garantir dignidade às famílias paranaenses, afirmou o governador. Em fevereiro foram assinados contratos para construção de 517 casas em 11 municípios. A previsão é construir só neste ano 12 mil novas unidades.

Os projetos são realizados em parceria com os municípios, Governo Federal e construtoras licitadas, com a utilização de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com o apoio dos parceiros, estamos fazendo uma revolução habitacional no Paraná. Temos a melhor parceria do Brasil, disse Richa.

Além das casas urbanas, Richa destacou a construção, em cinco anos, de 14 mil moradias para famílias de agricultores. Ele também lembrou que a Cohapar atende com projetos habitacionais aos 399 municípios paranaenses. No Sudoeste a unidade que atende a região é o Escritório Regional da Cohapar em Francisco Beltrão que tem como Diretor Antonio Carlos Bonetti.

A assinatura dos termos de prestação de serviços com os municípios e construtoras marca a conclusão dos trabalhos da Cohapar - elaboração dos projetos executivos, loteamento de áreas e obras de infraestrutura para a construção dos imóveis, liberação de pendências técnicas e licenças ambientais. O governo estadual também participa com os benefícios previstos pelo programa Morar Bem Paraná, que incluem a instalação dos sistemas de energia, água e esgoto dos residenciais. Com isso, o custo final das moradias é reduzido, o que diminui o financiamento a ser pago pelas famílias beneficiadas.

Agora, cabe às empresas vencedoras do processo licitatório a obtenção da aprovação da Caixa Econômica Federal, agente financeiro dos projetos, para a comercialização dos imóveis e início efetivo das obras.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o deputado federal Toninho Wancher e os deputados estaduais Pedro Lupion, Reinhold Stephanes Junior, Luiz Cláudio Romanelli, Wilmar Reichenbach, Missionário Arruda, Maria Victória, Cristina Silvestri, Tiago Amaral, Guto Silva, André Bueno e Elio Rusch.

O Prefeito Claudemir Freitas também destacou e agradeceu o empenho do Deputado Paulo Litro na viabilização das 14 casas para a população de Boa Esperança do Iguaçu.

Ademir Ribeiro / Assessor e AEN
Fonte: Assessoria de Imprensa e Agência Estadual de Notíc