• Novo Bispo •
27 de abril de 2016

Padre Edgar Xavier Ertl Ordenado em Boa Esperança do Iguaçu é Nomeado Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão

Fotos de Eraide Ertl Biavatti e da Assessoria da D
O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira 27 de abril de 2016, o padre Edgar Xavier Ertl como Bispo Diocesano de Palmas – Francisco Beltrão. O anúncio foi feito em Boletim da Santa Sé em Roma no Vaticano, para a região a notícia foi trazida em rede de rádios pelo Administrador Diocesano, padre Geraldo Macagnan. (a nomeação e anúncio aconteceu próximo do meio dia no Vaticano, 07:00 horas da manhã horário de Brasília).

Edgar é membro da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), uma comunidade internacional de padres e Irmãos Palotinos.

A Diocese de Palmas – Francisco Beltrão pertence à Província Eclesiástica de Cascavel e ao Conselho Episcopal Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB, sendo sufragânea da Arquidiocese de Cascavel. A sé episcopal está na Catedral Senhor Bom Jesus da Coluna, em Palmas; e possui a Concatedral Nossa Senhora da Glória em Francisco Beltrão, no estado do Paraná. A Diocese de Palmas - Francisco Beltrão estava vacante desde a posse canônica de Dom José Antônio Peruzzo na Arquidiocese de Curitiba, em 19 de março de 2015.

O Vaticano no comunicado desta quarta-feira, 27, além da nomeação do padre Edgar Xavier Ertl como novo bispo da diocese de Palmas – Francisco Beltrão (PR). Também nomeou um novo bispo auxiliar para Salvador na Bahia Padre Hélio Pereira dos Santos.

Dom Edgar Xavier Ertl, até então Superior Provincial da Província “Nossa Senhora Conquistadora” dos Padres Palotinos, com sede em Santa Maria (RS), nasceu em 3 de setembro de 1966 em Nova Prata do Iguaçu, Sudoeste do Paraná. Estudou no Instituto di Filosofia e Teologia de Santa Maria-RS (IFITESMA) e fez licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2001-2003).

Fez a Profissão perpétua em 25 de maio de 1996 na Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos) e foi ordenado sacerdote em 29 de dezembro de 1996 na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Boa Esperança do Iguaçu onde vivem familiares (Eraide Ertl Biavatti – irmã e Edilson Xavier Ertl – irmão e seus familiares).

Inicialmente, desempenhou o ministério sacerdotal nas paróquias confiadas à sua família religiosa em Colorado d’Oeste (RO) e em Campo Grande (MS). Depois de estudar em Roma, voltou a Santa Maria (RS), onde foi formador, reitor, professor, vice-provincial e, desde 2014, superior provincial.

Foi por fim com imensa alegria que autoridades, lideranças e a população de Boa Esperança do Iguaçu, onde Dom Edgar recebeu sua ordenação, tomou conhecimento da nomeação feita pela Vossa Santidade o Papa Francisco no Vaticano. O Sudoeste, o Paraná, o Brasil a Comunidade Católica recebe, saúda e deseja luz e sabedoria em sua caminhada a frente da nossa Diocese.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Diocese de