• Encontro: Hiperdia •
06 de maio de 2016

Equipe do Departamento de Saúde Realizará o Hiperdia em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos ilustrativa da internet e do material de div
A Equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, vai realizar no próximo dia 24 de maio de 2016 o Hiperdia, encontro com pacientes que tem diabetes ou que são hipertensos.

O Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes (HiperDia) constitui-se em um instrumento de acompanhamento de usuários hipertensos e/ou diabéticos, com as funções de vincular o paciente à Unidade Básica de Saúde (UBS) e à Equipe de Saúde da Família (ESF) de sua referência e, realizar uma assistência contínua e de qualidade e fornecer medicamentos de maneira regular.

O HiperDia é consolidado por intermédio dos profissionais atuantes na estratégia Saúde da Família (SF) e do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), que ao implementarem as ações aos usuários e demonstrarem a importância que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) apresentam, instigam modelos de atenção mais responsáveis e estimulam nos usuários o autocuidado, corresponsabilizando-os pela sua própria saúde.

Assim, o atendimento do hipertenso e/ou diabético exige disposição dos profissionais, seriedade na execução das ações e acima de tudo, o planejamento e organização da assistência com base em protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e disponibilizado a todos os trabalhadores em saúde inseridos na Saúde da Família .

Ressalta-se que a base para o bom atendimento a pessoas portadoras de doenças crônicas reside no fato de os trabalhadores manterem uma relação de respeito para com os doentes, oportunizando a troca de experiências, proporcionando a tomada de decisão acerca da terapêutica mais adequada e da maneira mais correta de efetivar o tratamento.

Para atender todas as orientações do Programa Hiperdia a Equipe do Departamento de Saúde realizará no dia 24 de maio de 2016 - terça-feira, Encontro no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida. O inicio será as 13:30 horas com atividades diversas e palestra.

A novidade para os diabéticos e hipertensos de Boa Esperança do Iguaçu é que todos irão receber gratuitamente os exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol. Conforme registrou o Diretor de Saúde Adair José Martins da Rocha. A coleta do sangue para os exames será feita das 08:00 às 10:00 horas no Pronto Atendimento de Saúde, nos dias 09 e 11 de maio e nos dias 16 e 18 de maio. Para os exames os pacientes devem estar em jejum.

Ademir Ribeiro / Assessor e Informações da Equipe do Departamento de Saúde
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do