• Dia Internacional do Desafio •
27 de maio de 2016

Boa Esperança do Iguaçu participou do Dia Internacional do Desafio - Você Se Mexe e o Mundo Se Mexe Junto

Fotos da Comissão Organizadora e da Assessoria de
A população do Município de Boa Esperança do Iguaçu participou na última quarta-feira 25 de maio de 2016 do Dia Internacional do Desafio. Edições do evento são realizadas no Município desde 2009.

Neste ano a Comissão Organizadora tinha a frente da organização o Diretor Municipal de Cultura Givanildo Rizelo, as Professoras de Educação Física do Município Cleonice Alberton e Giane Aneléia Cantelli Sordi e a Diretora da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna Roseni Silva de Campos Prodocimo.

As atividades por pelo menos 15 minutos foram realizadas na Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, no Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu, no Centro de Educação Infantil Criança Esperança, na Escola de Educação Especial Raio de Luz da Apae, no Centro da Criança e do Adolescente, no Clube de Idosos com os participantes das atividades de ginástica, com os Participantes do Encontro do Hiperdia e com os participantes do Bazar Beneficente da Pastoral da Criança.

Ao todo a Comissão Organizadora mobilizou 1.157 participantes, equivalente a 41,86% da população do Município, conforme registrou Givanildo Rizelo Diretor de Cultura. A disputa neste ano pra ver quem colocava mais gente pra fazer algum tipo de atividade física foi com a cidade de Pacujá no Estado do Ceará que tem pouco mais de 6.000 mil habitantes e que venceu Boa Esperança do Iguaçu mobilizando 48,45% da população nas atividades.

O Diretor de Cultura Givanildo Rizelo registrou ainda que a participação do Município no evento foi feita após a adesão do Prefeito Claudemir Freitas junto ao Sesc – Serviço Social do Comércio, Unidade Regional de Francisco Beltrão que desde 1997 é o órgão que coordena o Dia Internacional do Desafio no Paraná.

Neste ano da Regional do Sesc de Francisco Beltrão participaram 23 Municípios disputando com cidades do Brasil e da América Latina. O evento, no entanto acontece no mundo todo.

O objetivo da campanha mundial é sensibilizar as pessoas e incentivar à pratica regular de atividades físicas, demonstrando a importância da vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis.

Por fim fica o agradecimento a todos os participantes das atividades, aos alunos, professores e direção das unidades educacionais que apoiaram e participaram das atividades.

DIA DO DESAFIO MOVIMENTARÁ O PARANÁ EM 25 DE MAIO

Está chegando a hora de o Paraná mexer junto com o Dia do Desafio 2016! No dia 25 de maio, entre 0h às 21h, todos podem participar. Basta realizar qualquer tipo de atividade física e registrar.
O Dia do Desafio acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Neste dia participantes de todas as cidades envolvem-se em uma competição amigável entre duas cidades de mesmo porte, buscando mobilizar o maior número de pessoas para a realização de atividades físicas. Este ano Francisco Beltrão competirá com a cidade de Yara, em Cuba, com 57.789 habitantes.
Teremos também a participação de mais 22 municípios, da área de abrangência do SESC/Francisco Beltrão, participando desta grande campanha que tem como principal objetivo conscientizar a população para a prática de atividades físicas e tornar isto um hábito na vida das pessoas.
O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA – Associação Internacional de Esportes para Todos – com sede na Alemanha – e tem como objetivo estimular as comunidades para adoção de uma vida mais ativa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades. No continente americano o Dia do Desafio é coordenado pelo SESC São Paulo, integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac.

Participação
O participante pode fazer o registro individual ou de um grupo de pessoas. A cidade que mobilizar o maior percentual de pessoas em relação ao seu número de habitantes vence o desafio. O maior prêmio para a cidade vencedora e para todas as cidades participantes é um estilo de vida com qualidade para a sua população.
Para registrar basta acessar o link www.sescpr.com.br/ddd ou www.facebook.com/sescpr, qualquer celular com dados móveis ou conectados ao WiFi tem fácil acesso ao site de registro.

DDD 2015
Em 2015, o Dia do Desafio registrou a adesão de mais de 47 milhões de pessoas, de 3.091 cidades, em 22 países apenas do Continente Americano. No Paraná participaram 299 cidades.
Francisco Beltrão, com 78.943 habitantes (IBGE 2010) competiu com Santa Rosa de Copan, em Honduras, com 56.099 habitantes. Francisco Beltrão obteve 36,95% de participação contra apenas 0,45% da cidade adversária, vencendo o desafio proposto.

Desafio com a Campanha do Agasalho
Além da Campanha do Dia do Desafio que incentiva a prática de atividade física, o Sesc realiza também neste dia a Campanha do Agasalho, com o tema “Onde há Calor, há mais vida”, pretende-se nesse dia arrecadar o maior número de roupas e cobertores para destinar a instituições sociais de Francisco Beltrão consolidando assim a cultura da solidariedade entre os beltronenses.

LISTA DE CONFRONTOS 2016 - ABRANGÊNCIA FRANCISCO BELTRÃO

Cidade X Confronto
1 AMPERE X SAN PEDRO LA LAGUNA – SOLOLÁ – GUATEMALA
2 BARRACÃO X QUEBRADANEGRA - CUNDINAMARCA - COLÔMBIA