• Rede Mãe Paranaense •
17 de junho de 2016

Boa Esperança do Iguaçu participou do 5º Encontro Estadual da Rede Mãe Paranaense

Fotos da Agência Estadual de Notícias AEN-Pr
O Município de Boa Esperança do Iguaçu foi representado em Curitiba no 5º Encontro Estadual da Rede Mãe Paranaense. A enfermeira Maira Adriane Chinazzo do Departamento Municipal de Saúde participou do encontro.

Na ocasião o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou que o Governo do Estado vai aplicar mais de R$ 119 milhões na estruturação e fortalecimento da Rede Mãe Paranaense em 2016. Entre os novos investimentos estão repasses de recursos adicionais para hospitais e maternidades de referência no atendimento a gestantes e bebês.

A medida foi anunciada durante a solenidade de abertura do 5° Encontro Estadual da Rede Mãe Paranaense, que reuniu cerca de 1,5 mil profissionais de saúde em Curitiba. O evento contou com a presença da vice-governadora Cida Borghetti, e da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e marca as comemorações de quatro anos de implantação da rede. Hoje temos a menor taxa de mortalidade infantil da história do Paraná e os índices de morte materna também caíram em 25,3%. Isso tudo significa que mais de 400 gestantes e recém-nascidos foram salvos graças a ação da Rede Mãe Paranaense, destacou o secretário Caputo Neto.

A Vice Governadora Cida Borghetti disse ainda que o sucesso da Rede Mãe Paranaense se deve, em grande parte, à qualidade dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais de saúde do Paraná. Sem dúvida, temos a melhor equipe de saúde pública do país. São profissionais valorosos que se dedicam diariamente para cuidar do bem-estar dos paranaenses, ressaltou ela. A Vice Governadora, também viajou a Genebra, na Suíça, para apresentar os avanços do Mãe Paranaense na 69ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS.

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, as ações implantadas pela Rede Mãe Paranaense também têm reflexos positivos no andamento do programa Família Paranaense. Cuidar das nossas gestantes e crianças é cuidar do futuro do nosso Paraná. E é desta forma, com um atendimento de qualidade e cada vez mais humanizado, que vamos garantir qualidade de vida à nossa população, disse a 1ª Dama do Paraná Fernanda Richa, Secretária Estadual da Família e Desenvolvimento Social.

Em quatro anos, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 511 milhões na implantação da rede. São recursos para obras, equipamentos, custeio de serviços e capacitação profissional.

A Coordenadora da Rede Mãe Paranaense no Estado é Márcia Huçulak.

Durante a abertura do 5º Encontro Estadual da Rede Mãe Paranaense foi lançado um conjunto de cadernos para orientar a conduta de médicos e enfermeiros na atenção materno-infantil. O encontro teve ainda palestras e debates voltados à capacitação de gestores de saúde, médicos e enfermeiros da atenção primária e da rede hospitalar. Conforme registrou a Enfermeira Maira que representou Boa Esperança do Iguaçu no encontro.

Assessor Ademir Ribeiro e AEN – PR

Fotos:
Jonas Oliveira,
Rogério Machado/SECS,
Venilton Küchler.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Agência Es
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2016 2.768
IDH 0,741
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3537-1208
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual