• Campanha Outubro Rosa •
27 de outubro de 2016

Encontro da Campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer Reuniu 354 Participantes em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou Encontro da Campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama e do Colo do Útero.

Na quinta-feira 27 de outubro de 2016, com inicio às 13 horas e 30 minutos e tendo como local o Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF, que tem como Coordenadora Jéssica Biavatti juntamente com a Equipe do Setor de Saúde reuniram 354 participantes.

Na mesa de honra a presença do Prefeito Claudemir Freitas, da 1ª Dama Odilmara Freitas, do Presidente da Câmara Vereador Gervásio Michels. Na mesa ainda o Secretário de Governo Antonio Bianchini que falou em nome dos Secretários e Diretores Municipais, e a convite do Prefeito Claudemir, também fez parte da mesa o Prefeito Eleito Evandro Luiz Cecatto (2017 a 2020).

Da equipe da Saúde estavam na mesa o Diretor Adair José Martins da Rocha, a Coordenadora do NASF Jéssica Biavatti e Dona Elvira Maria Biavatti – Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Também fez parte da mesa o Psicólogo Palestrante Elizandro Pagani.

Em seus pronunciamentos Autoridades e Convidados foram unânimes em afirmar a importância para a mulher de se realizar o exame de mamografia e convocaram as mais de 350 presentes a procurar o Pronto Atendimento de Saúde e agendar o seu exame, que é realizado sem custo, sem dor e rápido, prevenindo e se diagnosticado qualquer alteração tratado precocemente.

As participantes degustaram ainda um delicioso coquetel e concorreram a mais de 50 prêmios e brindes sorteados no encontro.

A palestra do encontro foi realizada pelo Psicólogo Elizandro Pagani de Chapecó, em Santa Catarina. O objetivo maior do trabalho de todos deve ser a prevenção, até pelo histórico da doença o câncer se diagnosticado tardiamente tem resposta de tratamento e de cura muito mais difíceis. Música, violão e gaita fizeram parte da palestra show motivacional do encontro.

O movimento do Outubro Rosa é realizado em todo o mundo e teve inicio nos Estados Unidos. No Brasil o movimento teve inicio em 2002 com a iluminação em rosa do Obelisco do Ibirapuera, monumento em São Paulo. Em Boa Esperança do Iguaçu atividades são realizadas desde 2009. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Em seus vários tipos de câncer de mama, estima-se que neste ano de 2016, 57.960 mulheres apresentem a doença, estimativa do INCA – Instituto Nacional do Câncer. O número de mortes estatística de 2013, foram 14.388 pessoas mortas, sendo 181 homens e 14.206 mulheres vítimas de câncer de mama.

CONTRIBUÍRAM COM A DOAÇÃO DOS BRINDES E PRÊMIOS AS SEGUINTES PESSOAS E EMPRESAS:

Boutique da Marcia Regina
Fátima Pinzon
Floricultura Iguaçu
Salão da Genir

As Empresas do Município também aderiram a Campanha Outubro Rosa e colocaram em suas vitrines e fachadas o símbolo da campanha, o laço rosa.

* A Relação das Empresas e Pessoas esta em ordem das visitas feitas e que fizeram a doação de prêmios e brindes.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do