• Arqueologia: Expo e Palestra •
14 de novembro de 2016

Arqueologia no Sudoeste foi tema de palestra e exposição para alunos e a comunidade em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
Alunos da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, do Colégio Estadual e a população de Boa Esperança do Iguaçu, acompanham desde 2015 trabalho que vem sendo realizado por equipe de estudos e projetos em patrimônio cultural.

O trabalho dos pesquisadores da equipe esta sendo realizado nos 7 Municípios Quedas do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu e Realeza, Municípios por onde irá passar a nova linha de transmissão da Copel de 230 kv entre Fóz do Chopim em Cruzeiro do Iguaçu e Realeza.

A Equipe de pesquisadores realizou estudos e pesquisas por onde passará a linha de transmissão e onde foram implantadas as torres, desde o trabalho para a licença de instalação, licença de operação e outras fases do projeto.

A avaliação patrimonial faz parte do RIMA – Relatório de Impacto Ambiental conforme registrou o Historiador e Arqueólogo Mestre Antônio Carlos Mathias Cavalheiro da Empresa EPPC – Estudos e Projetos do Patrimônio Cultural de Curitiba que já no trabalho em junho de 2015 no Município estava acompanhado pela Pesquisadora Mestre Leticia Nardi – Arquiteta e Urbanista e a Geógrafa Kendra Figueira Andrade. Sendo que fazem parte da Equipe ainda a Arqueóloga e Antropóloga Mestre Camila Loch e a Historiadora Jacqueline Monteiro dos Santos, responsáveis pelos estudos ambientais.

Já no trabalho realizado no último dia 10 de outubro a Palestra teve como Tema: Descobrindo a Arqueologia – Atividades Expositivas, foi realizada no Clube de Idosos do Município com inicio as 08:00 horas da manhã, trabalho que foi realizado durante o dia com alunos professores e equipe, conforme registraram a Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin Pretto e a Diretora da Escola Roseni Silva de Campos Prodocimo.

O trabalho de Educação Patrimonial – Programa de Prospecção Arqueológica realizado, tem o apoio da Copel, do Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal – Programa Mais Educação e do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Superintendência Estadual do Paraná.

O trabalho de pesquisa de sítios arqueológicos nos locais de instalação da linha de transmissão continua sendo realizado e acompanhou todas as fases de implantação desde o projeto até a colocação das torres.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe de