• Agricultura •
31 de julho de 2017

Secretaria de Agricultura e Emater de Boa Esperança do Iguaçu, promove curso para produtores de leite.

O curso está sendo ministrado para os agricultores que trabalham na produção de bovinocultura de leite e tem como uma das suas principais palestras o melhoramento no manejo e ordenha.
Segundo o secretário de agricultura Ervino Alberton, é de grande importância investir no aperfeiçoamento e melhoramento nas práticas dentro das propriedades, independente de qual seja seu segmento de produção. “Estamos trabalhando em parceria com entidades para oferecer cursos que tragam melhorias e mais conhecimento aos agricultores de Boa Esperança”, destacou o secretário.
Segundo Jonas Jean Zarth médico veterinário do município, a ordenha pode ser considerada uma das tarefas mais importantes dentro de uma fazenda leiteira. “A produção de leite de alta qualidade implica na necessidade de um manejo de ordenha que reduza a contaminação microbiana, química e física do leite. Tais medidas de manejo envolvem todos os aspectos da obtenção do leite de forma rápida, eficiente e sem riscos para a saúde da vaca e a qualidade do leite. ” Frisou o veterinário.
O técnico Valdisio Moreira da Emater, que acompanhou o curso, destacou sobre os conhecimentos repassados aos produtores presentes. “A ordenha mal feita e o uso incorreto da ordenhadeira, podem diminuir significativamente a produtividade e a rentabilidade da exploração leiteira, pois podem resultar em menos leite, piora a qualidade, provocar maior incidência de mastite e consequente, aumento no custo de produção e para evitar que isso não ocorra, é necessário, por parte do agricultor, um conhecimento elementar sobre aspectos básicos da anatomia e fisiologia do úbere, manejo da lactação, funcionamento da ordenhadeira, comportamento da vaca em lactação e especialmente das normas de higiene. Somente a partir dessa conscientização o agricultor tem o necessário para o manejo correto da ordenha”. Salientou Zarth.
O prefeito Evandro Cecatto, que esteve na abertura do curso, cumprimentou os produtores e destacou a importância das parcerias da secretaria com a Emater. “Temos um objetivo em comum que é o melhoramento das nossas propriedades, somos um município agrícola e investir tanto na pratica leiteira como pecuaristas é investir num município melhor, a administração Evandro e Giva trabalha junto com o homem do campo, buscamos incentivar e apoiar todas as ideais que tragam benefício e melhoramento para nosso município”. Finalizou o prefeito.
O curso que tem a duração de cinco dias e está sendo ministrado pelo Msc. Abilio Galvão T. Ferreira, médico veterinário e especialista em produção de leite, nos próximos dias os agricultores farão uma visita técnica e poderão acompanhar na pratica os conhecimentos adquiridos.

 

��j�]

Fonte: Assessoria
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2016 2.768
IDH 0,741
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3537-1208
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual