• Prosolo •
10 de agosto de 2017

Na última sexta-feira agricultores de Boa Esperança do Iguaçu se reuniram na Câmara de vereadores para ouvir a respeito dos benefícios do Programa Prosolo (Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná).

Na abertura o técnico da EMATER de Boa Esperança do Iguaçu Valdisio Moreira apresento os palestrantes e destacou a importância do Programa nas propriedades. “A erosão nas propriedades é uma preocupação latente, e a conservação e manutenção do solo é uma das nossas maiores preocupações por isso a necessidade dos agricultores se manterem informados e orientados sobre como proceder em suas propriedades caso tenham essas dificuldades”. Destacou o técnico.

Na sequência, o gerente Regional do EMATER Valdir Koch e Vinicius Coletti da Seab, apresentaram alguns exemplos de boas práticas e orientações sobre uma visão geral da situação sobre o manejo e conservação dos solos do Paraná e da região sudoeste e também um detalhamento da sequência do Programa, adesão por parte dos proprietários rurais, prazo e Projeto técnico de manejo das propriedades.
        Segundo o técnico Valdisio ao final ouve o momento de perguntas e respostas relevante a explanação do programa pelas entidades presentes e agricultores.
O prefeito Evandro Cecato que não pode ser fazer presente devido a viagem a Curitiba foi representado pelo vice Givanildo Truni que destacou a importância dos trabalhos na agricultura. “Esse programa tem uma importância gigantesca não somente para os agricultores mas para toda a comunidade, estamos em parceria com diversas entidades na busca de formas e maneiras de auxiliar nossos agricultores de todas as formas possíveis, pois sabemos que nosso município é extremamente agrícola, devido a isso esses programas de incentivo ao homem do campo são de grande importância, quando o agricultor recebe o conhecimento e as orientações adequadas grandes mudanças podem acontecer na propriedade, gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizar o secretário de agricultura Ervino Alberton, sua equipe técnica e a nossa parceira EMATER aqui presentada pelo técnico Valdisio que juntos vem desenvolvendo um trabalho excelente no atendimento aos nossos agricultores”. Finalizou o vice.

Os agricultores que queiram fazer parte da adesão do Programa devem procurar a secretaria de Agricultura ou a Emater do município.

Entidades presentes: Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Departamento de agricultura, Cooperativa Coasul, Cresol e Safras, Departamento de Saúde e Educação.