• Outubro Rosa •
25 de outubro de 2017

Outubro Rosa, Secretaria de Saúde e Assistência Social, promoveu tarde de conscientização sobre o câncer de Mama em Boa Esperança do Iguaçu

Ontem, 25, em parceria com a Assistência Social e CRAS de Boa Esperança do Iguaçu a Secretaria de Saúde promoveu uma tarde de palestra e motivação para as mulheres do munícipio, em comemoração ao Outubro Rosa.

A Campanha Outubro Rosa, que ocorre anualmente em todo o mundo, tem como objetivo estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio do autoexame e dos exames periódicos, sem excluir a consulta periódica ao médico.

Segundo a secretária de saúde Vaneide Favero, para esse alerta em relação à saúde da mulher, uma vasta programação foi preparada para o mês de outubro incluindo palestras, ações de prevenção e orientação no Município. “A equipe de profissionais da Secretaria realizaram e estão realizando no Postos de Saúde atividades que envolveram atendimentos médicos, de fisioterapeuta, nutricionista e enfermagem, para que todas as mulheres do município fossem alcançadas e conscientizadas a respeito da prevenção do Câncer de Mama”, destacou a secretária.

Representando a Assistência Social e o CRAS a primeira dama Preta (Rozenilda Cecato), destacou que o câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. “Estamos sempre trabalhando juntas para atender a população e hoje por uma causa mais que nobre, que é a conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge um número infindável de mulheres todos os anos, gostaria de agradecer a todos os envolvidos de ambas as secretarias pois sem a dedicação e o carinho de cada uma, não teríamos uma tarde tão especial”, frisou a primeira dama.

A tarde era das mulheres, mas o vice-prefeito Givanildo Trumi e o prefeito Evandro Cacato, se fizeram presentes e destacaram a importância do prevenir.

“Vale lembrar que o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença então não estamos imunes a isso, também devemos prestar a atenção, sabemos que o câncer é relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa cidade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Mas, a maioria dos casos tem bom prognóstico, por isso é importante o reconhecimento precoce do câncer, gostaria de parabenizar a equipe de saúde, que vem atendendo com bastante atenção e dedicação, sempre falamos da importância da saúde, nunca sabemos quando não estaremos bem então nossos profissionais estão sempre atentos, destacar que nos próximos dias haverá um atendimento diferenciado na unidade de saúde para melhor atender nossa população” findou o prefeito Evandro Cecato.

A tarde foi direcionada pelo palestrante Cleiton Basso de Dois Vizinhos, comunicador de renome, que ministrou a palestra a Inspiração para Criar A vida que você nasceu para viver, que emocionou os presentes, logo após houve o sorteio de brindes e um coffee break para todos.

fffffffffx햸8�

Fonte: assessoria