• Campanha •
22 de maio de 2018

Boa Esperança do Iguaçu faz campanha contra violência de crianças e adolescentes

Durante a semana entre os dias 14 e 18 de maio, alunos da APAE Raio de Luz do município de Boa Esperança do Iguaçu e alunos da rede estadual de ensino em parceria com o Conselho Tutelar, Assistência Social e CRAS participaram de ações sobre conscientização contra a violência de crianças e adolescentes, neste ano a campanha tem como tema “Não dá pra engolir esse choro”, e está mobilizando todo o país e no município não foi diferente.

Durante toda a semana foi realizada atividades de conscientização a respeito do tema, envolvendo parada de veículos com  adesivação no centro da cidade com as turmas da APAE e palestra com a Profissional Luana Tainá Mesquita Costa que é Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste e Mestra em Desenvolvimento comunitário pela Universidade Estadual do Centro Oeste que esteve no município através da parceria da administração com o SENAC.

A palestra foi focada no abuso e violência de crianças e adolescentes e teve uma abordagem interativa com os participantes focando na importância do denunciar e não se calar diante de uma situação desta o tema era Enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil: dialogar para prevenir.

A secretária de Assistência Social Rosenilda Cecato (Preta), destacou que a violência é antes de tudo uma violação dos direitos humanos fundamentais. “Infelizmente esse tipo de violência se manifesta de diversas formas e nos mais diferentes espaços e classes sociais, afetando assim a saúde e a qualidade de vida das pessoas, os maus-tratos abuso ou violência doméstica lamentavelmente são mais visíveis nas classes mais empobrecidas que utilizam os serviços públicos, não que nas classes mais altas isso não aconteça!  mas infelizmente em outras classes as famílias tem condições de pagar consultas particulares o que acaba garantindo o sigilo, mas estamos juntos nessa luta contra a violência seja ela de qualquer forma”, destacou a primeira dama.

O CRAS e Assistência Social agradecem o apoio da policia militar, escolas, APAE e Conselho Tutelar nos trabalhos de conscientização.