• Saúde •
25 de fevereiro de 2011

Associação Regional de Saúde do Sudoeste – ARSS realizou encontro em Boa Esperança do Iguaçu

Prefeito Claudemir Freitas, Rosemari Guarda Coorde
A Associação Regional de Saúde do Sudoeste – ARSS realizou recentemente encontro em Boa Esperança do Iguaçu que foi organizado na Câmara Municipal de Vereadores pelo Departamento Municipal de Saúde.

Evandro Luiz Cecato Diretor Municipal de Saúde informou que Rosemari Guarda – Rose Coordenadora Geral da ARSS de Francisco Beltrão e esteve acompanhada da Tânia Felipini do Setor de Agendamento do CRE – Centro Regional de Especialidades e Alexandra Santini Suporte Administrativo do CRE e relatou aos participantes a história da Associação Regional de Saúde do Sudoeste – ARSS, todos os serviços e prestados e parcerias mantidas com os 27 Municípios atendidos.

A Associação Regional de Saúde do Sudoeste do Paraná – ARSS foi instituída em 11 de novembro de 1994, e iniciou as atividades em 01 de março de 1995, tendo como objetivo principal planejar e executar programas destinados a promover a saúde dos habitantes da micro região de Francisco Beltrão, abrangendo um território de 27 municípios e referencia no serviço ambulatorial eletivo especializado para uma população estimada em 336.712 habitantes segundo o IBGE.

Rose lembrou ainda ao Prefeito Claudemir Freitas, Vereadores, Secretários e Diretores de Departamentos, equipe de saúde e participantes do encontro que ela esta a 4 anos na ARSS e que os mandatos das Diretorias da entidade tem duração de 02 anos sempre com a participação dos prefeitos, disse ainda que hoje preside a entidade o Prefeito Jaime Carniel de Pinhal de São Bento e que a diretoria tem ainda os cargos de Vice Presidente, Secretário e 2º Secretário.

A ARSS atende por dia em torno de 1.500 pessoas nos mais diversos serviços prestados hoje funcionando em vários locais a maioria locados e sofre com a falta de espaço adequado e centralizado o que será resolvido com a construção da nova sede que terá 4.800 m² e vai custar acima de cinco milhões com recursos já garantidos junto ao Governo Federal através de emendas viabilizadas pelos representantes políticos de nossa região.

A ARSS é mantenedora do Centro de Atendimento Psico Social – CAPS, do Centro Ser Mulher, do Setor de Órtese / Prótese e do Hemonúcleo. E se mantêm com recursos do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde e o apoio dos Municípios. A coordenadora encerou sua fala relatando sobre a importância do Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecoits de Francisco Beltrão o que já esta funcionando e os entraves ou forças contrárias a existência do Hospital visando interesses próprios ou de grupos.
Fonte: Acessoria de Imprensa