• Costurando o Futuro •
10 de setembro de 2018

Projeto Costurando o Futuro é finalizado em Boa Esperança do Iguaçu e forma 20 costureiras

O projeto foi realizado através de parcerias entre Governo do Estado do Paraná, Volkswagen, Aliança Empreendedora, Academia Burda, Badu Design e Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu.

Na última terça-feira, 04, de Setembro as 20 formandas do Projeto Costurando o Futuro de Boa Esperança do Iguaçu que realizaram o curso em corte e costura empreendedorismo e design artesanal no município se reuniram para confraternizar e receber as maquinas de costura.

Foram mais de 90horas de curso que incluíram os conhecimentos de corte e costura ministrados pela Burda, aplicação da Jornada Empreendedora Vai que Dá, ciclo iniciantes e uma capacitação exclusiva em desenvolvimento de produtos com a Badu Design. Cerca de 60 mulheres se inscreveram e passaram pelo processo seletivo para que chegassem as 20 participantes.

As aulas de costura que tiveram início em fevereiro foram ministradas por uma profissional locais da área de costura, que foi capacitada pela metodologia da Academia Burda e contou com o total apoio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e prefeitura municipal a professora foi Sonieide Gonçalvez que se inscreveu como aluna mas se destacou pelos conhecimentos e foi treinada para capacitar as demais colegas.

Após as aulas de corte e costura serem finalizadas a equipe da Aliança Empreendedora entrou em cena com a Jornada Empreendedora, trazendo de forma clara e prática, ferramentas que permitissem o desenvolvimento dos seus próprios negócios a partir de suas competências empreendedoras, conhecimentos, recursos e rede de contatos. A última etapa contou com a equipe da Badu Design, que trouxe  como tema principal o design artesanal. A proposta era de aulas objetivas e que desenvolvessem a criatividade, tornando fácil o processo de prototipagem dos produtos que as participantes desenvolveram.

Com o objetivo de que as empreendedoras fossem reconhecidas e se sentissem motivadas, todas tiveram a oportunidade de participar do Meu Negócio é Costura, concurso que iria reconhecer às costureiras que mais se destacassem pelas suas idéias e produtos desenvolvidos, presenteando as com maquinário e insumos para desenvolver o seu negócio, em Boa Esperança do Iguaçu 16 das 20 formandas foram beneficiadas.contempladas.

A administração Municipal de Boa Esperança do Iguaçu através de sua primeira Dama Rozenilda Cecato (Preta) parabenizou a todas as costureiras e agradeceu aos organizadores do curso por prestigiarem Boa Esperança do Iguaçu. “Para nós foi uma alegria imensurável e uma oportunidade inigualável de aprendizagem e conhecimento e poder presentear nossas mulheres com isso foi incrível e nada disso seria possível sem a parceria entre as empresas e o governo, e quando soubemos que não apenas uma, mas sim 16 de nossas costureiras seriam contempladas com maquinas e equipamentos foi gratificante e realizador, parabéns a todas pela dedicação e empenho nessa jornada e agora é seguir em frente que o futuro com certeza reserva ótimas surpresas”, destacou a secretária e primeira Dama.

A formatura contou com a presença de diversas lideranças locais entre eles o  prefeito Evandro Cecato, vice Givanildo Trumi, presidente da Câmara de Vereadores Valdir Candido da Silva e de mais vereadores e representantes do projeto Costurando Futuro.

Todos as fotos disponível na galeria de fotos.