• VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL •
04 de outubro de 2018

VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA do município de Boa Esperança do Iguaçu, juntamente com a administração municipal e assistência social promoveram no dia 04 de outubro a VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

A Conferência foi realizada nas dependências do Clube dos Idosos e se prolongou durante todo o dia, o evento teve como tema central “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências”. Onde a principal palestra foi ministrada pela psicóloga Luana Taina Mesquita Costa .

A conferência é um espaço aberto para toda a comunidade e objetiva fortalecer a participação da sociedade na elaboração, acompanhamento e execução das políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes do município.

Programação da Conferência:

Data: 04 de Outubro de 2018

Credenciamento, Abertura oficial do Evento, com a composição da Mesa e  apresentação dos Conselheiros Municipais, Leitura e Aprovação do Regimento Interno, Palestra e Esclarecimento de Dúvidas, Trabalho em grupos de acordo com os eixos temáticos,  Leitura e Votação das Propostas, Escolha do (a) Delegado (a) para a Conferência Estadual e Encerramento e agradecimentos.

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada em Boa Esperança do Iguaçu teve a participação de 151 pessoas durante a sua realização na quinta-feira 04 de outubro de 2018.

A conferência teve como Tema Central: “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências”. Conforme relatou na abertura da conferência a Secretária Municipal de Assistência Social Rozenilda Bittencourt Cecato.

Os participantes foram divididos em grupos e apresentaram propostas para a área da criança e do adolescente, propostas que seguirão para a Conferência Estadual que está prevista para Janeiro de julho de 2019.

Após a apresentação dos hinos apresentado pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo-SCFV e os pronunciamentos das autoridades convidadas os participantes assistiram a palestra da Conferencistaa Psicóloga Luana Taina Mesquita Costa .

Os grupos trabalharam os seguintes eixos temáticos:

I – Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

II – Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

IV –: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

V – Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes;

Pouco antes de ser servido almoço a todos os participantes, foram apresentados os Conselheiros Tutelar do Município e os Conselheiros do Conselho Municipal da Criança CMDCA e membros da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, que está sendo implantada no município.

Durante a conferência foi servido café da manhã, coquetel de encerramento e sorteio de mimos para as crianças e Adolescentes. Durante o evento também foram realizada apresentações com os alunos e instrutores do Centro da Criança e do Adolescente do Município.

Também foram escolhidos os 01 Delegados e seus Suplentes conforme orientou o regimento interno da conferência, de acordo com a representatividade pra participar da ConferênciaEstadual prevista para janeiro a julho de 2019.

Fonte: Assessoria/Assistência