• Saúde •
26 de março de 2019

8ª Conferência Municipal de Saúde

Boa Esperança do Iguaçu Realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 8ª Conferência Municipal de Saúde em Boa Esperança do Iguaçu no último dia 22 de março.
O Tema Democracia e Saúde teve como Palestrante Leila Piloneto Apoiadora do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná) na 7ª e 8ª Regional de Saúde e após o início, as 13:30 horas, falou sobre o histórico da saúde no Brasil e a situação do trabalho e dos atendimentos do SUS atualmente, entre diversos outros assuntos e vivências pessoais na área.

Na abertura da Conferência, no Clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida a Secretária de Saúde Vaneide Fávero saudou todos pela presença e registrou que assim como temos nossos direitos com relação ao SUS também temos os nossos deveres relatados na mesma lei, como o de participar nos processos de discussões e planejamento o que também foi defendido pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde Elvira Maria Biavatti. Vaneide registrou ainda que desde 2017 à frente da pasta, a equipe busca implantar um modelo de atenção com atendimento humanizado, qualificado com resolutividade sempre respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, quais sejam Universalidade, Equidade e Integralidade, lembrou que muito já foi feito nesses dois anos e muita ainda há por fazer e somente com a participação da sociedade se pode melhorar e evoluir.

Após a palestra os mais de 100 participantes foram divididos em 03 grupos e após debate foram elaboradas quase 40 propostas que após apresentadas e aprovadas na plenária final irão nortear os trabalhos do Executivo Municipal nos próximos 04 anos na área da saúde. Dos 48 Delegados inscritos na Conferência, compareceram 43 representantes das diversas entidades e do poder público.

O Prefeito Evandro Luiz Cecato falou da importância da participação de todos nas discussões públicas ainda mais quando tratamos de questões como saúde, relatou da experiência quando esteve à frente da pasta da saúde como Secretário a partir de 2009. O Prefeito agradeceu a todos pela presença, da cidade e do interior, das entidades e do poder público, em especial os servidores e profissionais ligados ao setor da saúde do Município e cumprimentou ainda o Presidente da Câmara, Vereador Gervásio Michels, o Vice Givanildo Trumi e a Representante da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão Gladis Elzira Barzotto.

Já no final da tarde foram escolhidos os delegados titular e suplente que irão representar o Município na 12ª Conferência Estadual de Saúde em Curitiba entre os meses de maio e junho de 2019, tendo sido escolhido respectivamente Antonio Ribeiro (Bairro Vila Nova) e Edite Amélia Andreis (Pastoral da Criança). Registrado ainda que os novos conselheiros para o setor de saúde serão indicados em 30 dias pelas 08 Entidades do Município que fazem parte do Conselho de Saúde.

Os participantes receberam um informativo do trabalho e do investimento feito na saúde da população nos último dois anos e participaram de coquetel servido no local.

Fonte: Ademir Ribeiro