• Meio Ambiente •
27 de março de 2019

Boa Esperança do Iguaçu teve programação especial para conscientização sobre o Dia Mundial da Água e Dia Internacional das florestas.

Na última sexta-feira, 22 foi comemorado o Dia Mundial da Água e Dia 21 comemorou-se o Dia  Internacional das florestas e para conscientizar a população de Boa Esperança do Iguaçu a administração municipal através do Departamento de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, Secretaria de Educação, Assistência Social, CRAS, e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná),  promoveu um importante trabalho de conscientização nas Escolas do Município.

Na oportunidade os alunos da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna e Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu puderam debater e ouvir os alunos da UTFPR sobre  a importância em cuidar da água e das florestas, já que a água é fonte de vida, e essencial para se ter uma boa qualidade de vida, assim como a preservação das florestas, pois as árvores são essenciais para proteger as nascentes e rios.

Após as palestras os alunos receberam mudas de árvores nativas e alguns brindes foram distribuídos  para os alunos que responderam as perguntas referentes as orientações.

Já no dia 23 no sábado um mutirão com diversos colaboradores e voluntários se reuniu  para a Operação Lago Limpo, que aconteceu nas margens do Rio Iguaçu e nas margens do Rio Jaracatiá, divisa entre Nova Prata do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu.

A operação que foi conjunta entre todos os município que fazem parte do Consorcio Pró-Caxias recolheu aproximadamente 2 mil Kg de lixo e contou com aproximadamente 07 barcos e mais de 30 voluntários.

Evandro Cecato destacou a importância das atividades referentes à conscientização e preservação do meio ambiente. “Estamos vivendo um momento de mudanças climáticas que estão afetando diretamente todas as regiões, hoje temos invernos menos rigorosos e verões mais intensos, escassez de chuvas por longos períodos e chuvas violentas quando acontecem, e isso tudo é resultando de uma falta de conscientização da população sobre a importância de se plantar mais árvores em vez de cortar elas, de se recolher o lixo e depositá-lo em lugares adequados, ficamos assustados com a quantidade de lixo recolhido em torno do lago municipal e as margens de nosso rio que hoje são pontos turísticos da nossa cidade, e nossa intenção é promover mais assiduamente ações voltadas para a limpeza e conscientização”. Destacou Cecato.

O prefeito aproveitou a oportunidade e agradece todos os voluntários, colaboradores, departamentos e secretarias que se mobilizaram nas atividades.

7º OPERAÇÃO LAGO LIMPO

No dia 23 de março de 2019, a Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu juntamente com os municípios do Pró – Caxias realizou a 7º Operação Lago Limpo, onde cada município foi responsáveis para catar lixos no entorno das margens do lado do seu município.

Boa Esperança contou com a ajuda de funcionários da prefeitura, demais munícipes, os barqueiros que levaram seus barcos e ajudaram na operação, foi um excelente trabalho feito por todos, onde catamos 2 mil quilos de lixo, com 7 barcos e aproximadamente umas 30 pessoas. Agradecemos imensamente quem se disponibilizou para ajudar nosso município, só fizemos o bem para nossa preciosa água e a natureza.