• CRAS •
30 de maio de 2019

III Conferencia do Idoso Boa Esperança do Iguaçu

III Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizada em Boa Esperança do Iguaçu

A equipe da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência da Assistência Social CRAS da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizaram em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Comissão Organizadora a Conferência Municipal.

Na data de 22 de maio de 2019, das 13:00 às 17:30 e tendo como local o Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida do Município, 159 participantes idosos e convidados trataram do Tema – Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas.

Após o credenciamento dos delegados e convidados, foi apresentado o Edital 01/2019 da Presidente do Conselho Municipal do Idoso Marinês Provin Martendal que convocou e declarou aberta a presente Conferência.

Ainda na mesa de honra o Vice Prefeito Givanildo Trumi que Representou o Prefeito Municipal Evandro Luiz Cecato que estava em evento em Pato Branco, o 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Vereador Volnei Armando Tessaro que Representou a Câmara, A Secretária Municipal de Assistência Social Rozenilda Bittencourt Cecato, a Senhora Zélia Gavazzoni Pretto que Representou os Idosos do Município, as Senhoras Margarete Misturini Dala Costa – Chefe do Escritório Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho SEJUF em Francisco Beltrão e a Técnica Mariluz Zanin Petry, a Conferencista Senhora Luciana Pinheiro Schneider – Assistente Social do Hospital Regional de Francisco Beltrão (Dr. Walter Alberto Pecóits).

Presentes ainda Secretários, Diretores e Assessores Municipais, Servidores Públicos, Presidentes e Representantes da Sociedade Civil e do Poder Público e a Senhora Tatiane Terezinha da Silva – Técnica do Senac.

Os participantes também assistiram a uma apresentação de dança com o grupo da ginástica do Município, organizada pela Fisioterapeuta Tatiane Bratti.

Após a palestra, os participantes foram divididos em 07 grupos de trabalho e com o apoio de Coordenadores (as) produziram quase 30 propostas a serem executadas a nível municipal ou com o apoio do Estado e do Governo Federal para melhorar ainda mais a vida dos idosos de Boa Esperança do Iguaçu. Todas as propostas foram aprovadas e seguem em relatório para a Conferência Estadual do Idoso em 15 de agosto de 2019, em Curitiba, para qual também foram escolhidas Delegada e Suplente.

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, foi apresentado o Decreto Municipal2.158 de 02 de outubro de 2017 nomeando os membros governamentais e da sociedade civil que fizeram parte como titulares ou suplentes do Conselho Municipal do Idoso nos últimos 02 anos.

Da Assessoria

Fonte: Assessoria/Ademir