• Desfile da Independência •
09 de setembro de 2019

Os 197 Anos da Independência do Brasil Comemorados em Boa Esperança do Iguaçu com a Presença do Exército

Fotos - Vídeo e Foto Iguaçu

Os 197 Anos da Independência do Brasil (07 de setembro de 1822) foram comemorados em Boa Esperança do Iguaçu antecipadamente na sexta-feira, 06 de setembro de 2019.

Com atividades que iniciaram as 08:30 horas, com a saída do desfile do Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, seguindo pela Avenida Vereador Valmir Antonio Alexandre, pela Rua Demétrio Pinzon, até a Praça Municipal Maria Francisca da Silva.

O destaque nesse ano foi a presença do Exército Brasileiro – 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Francisco Beltrão que participou e abrilhantou o desfile.

Após o hasteamento oficial das bandeiras e a execução de hinos, fizeram pronunciamentos o Prefeito Evandro Luiz Cecato, o Vice Givanildo Trumi e o Presidente da Câmara Vereador Gervásio Michels. O destaque nas falas foi o civismo desta data, questões ambientais e a questão social de costumes e tradições da população brasileira em especial de Boa Esperança do Iguaçu.

No Palanque Oficial a presença das autoridades que fizeram pronunciamentos, do Comandante da Polícia Militar no Município Cabo Claudiomir Fior, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Edineia Souza Vargas Pretto, das Diretoras das Escolas Municipais, Eraide Ertl Biavatti (Escola Clóvis Cunha Vianna) e Marinês Provin Martendal (Centro de Educação Infantil Criança Esperança), das Diretoras dos Colégios Estaduais, Cleonizete Totti (Colégio Boa Esperança do Iguaçu) e Dalva Biavatti dos Santos (Escola de Educação Básica Especial Raio de Luz, na Modalidade de Educação Especial – Apae), a Primeira Dama, Rozenilda Bitencourt Cecato e o Soldado Milton Filho que representou o 16º Esquadrão do Exército em Francisco Beltrão.

Em seguida foram realizadas apresentações culturais da Equipe de Alunos da Fanfara Municipal com o Maestro Sidimar Verza e a Professora de Dança Inara Caroline Savinghago (Equipe e Instrutores do Centro da Criança e do Adolescente / Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil, da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna e do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu que chamou a atenção de todos para as ações do Setembro Amarelo – Campanha Pela Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, as apresentações através da poesia, da música e da apresentação artística, demonstraram o civismo e o amor pela pátria.

Participaram do desfile e das apresentações Secretários (as) e Diretores (as) Municipais, Assessores, Servidores Públicos, Vereadores, Professores, Alunos, Familiares e a População.