• Vale a Pena Um Cuidar do Outro •
01 de novembro de 2019

Encontro da Secretaria de Saúde Tratou da Saúde do Homem e da Mulher em Boa Esperança do Iguaçu

A Equipe da Secretaria de Saúde, do Município de Boa Esperança do Iguaçu, realizou nesta quarta-feira 30 de outubro, Encontro Que Tratou da Saúde do Homem e da Mulher.

As Campanhas Nacionais Outubro Rosa, de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama e Novembro Azul de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata.

O OUTUBRO ROSA é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque – nos Estados Unidos, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

O NOVEMBRO AZUL campanha voltada para a saúde masculina que alerta para a mortalidade do câncer de próstata, segunda maior incidência de neoplasia nos homens, atrás apenas do câncer de pulmão.

Mundialmente, o câncer de próstata atinge 1,5 milhão de pessoas e a mortalidade gira em torno de 360 mil pacientes anualmente. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), ocorrerão 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil no biênio 2018-2019, o que equivale a 66,12 incidentes a cada 100 mil homens. Ainda de acordo com o INCA, a neoplasia maligna é responsável pela morte de 13.772 homens por ano (últimos dados datam de 2013).

Como a maioria dos pacientes em estágio inicial não apresenta sintomas do câncer de próstata, há mais dificuldade de detectar a doença. Logo, é recomendado que o médico incentive o paciente a realizar um checape regularmente, pois, apesar de mortal, a neoplasia maligna da próstata tem até 90% de probabilidade de cura se for diagnosticada precocemente.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas e intervenções em eventos populares.

Em Boa Esperança do Iguaçu, na última quarta-feira, com o Lema Vale a Pena Um Cuidar do Outubro, quase 400 pessoas foram recebidos no Centro Social da Matriz, para palestra show com o Professor Itamar Ribeiro de Cascavel.

Na abertura do Encontro a presença da Secretária de Saúde, Vaneide Fávero, do Vice Prefeito Givanildo Trumi, que representou o Prefeito Evandro Luiz Cecato que cumpria agenda em Foz do Iguaçu, do Presidente da Câmara Vereador Gervásio Michels, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Ademar Candido da Silva e do Secretário de Governo Leandro Carlos Cecato.

Após a palestra foram sorteados brindes e servido coquetel aos participantes.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe da Secretaria de Saúde.