• Workshop de Hidroponia •
07 de novembro de 2019

Comitiva de Produtores, Técnicos e Convidados de Boa Esperança do Iguaçu Participaram do VI Workshop de Hidroponia e I Hortec do Sudoeste do Paraná

Uma comitiva de produtores rurais, técnicos e convidados do Município de Boa Esperança do Iguaçu participaram em Dois Vizinhos do VI Workshop de Hidroponia e I Hortec do Sudoeste do Paraná.

O Evento foi realizado pelo Instituto Emater Regional, o Centro Universitário UNISEP de Dois Vizinhos, onde o evento foi realizado e a Equipe do Curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Dois Vizinhos.

A novidade neste ano segundo o Técnico da Emater Regional, responsável pela horticultura, Nilson Marcos Balin, é a I Hortec que aconteceu simultaneamente ao VI Workshop e trouxe para o evento todos os envolvidos na cadeia produtiva não apenas da Hidroponia mas da fruticultura e de flores e plantas ornamentais. Insumos, produtos, ferramentas e equipamentos, também foram demonstrados e oferecidos além das informações recebidas durante o evento ao participantes. O Escritório Regional do Instituto Emater em Dois Vizinhos tem como Gerente o Técnico Arnildo José Sganzerla.

O Técnico Valdisio Candido Moreira do Instituto Emater e Valmor Antonio Bittencourt do Departamento de Agricultura de Boa Esperança do Iguaçu, participaram e acompanharam a comitiva do Município. Boa Esperança do Iguaçu fez bonito ainda com um grupo de 16 pessoas convidadas que apresentaram aos participantes o Risoto no Tacho à Boa Esperança do Iguaçu, prato que foi muito elogiado pelos mais de 600 convidados que almoçaram no local (630 convidados, almoçaram no Centro Social da Igreja do Bairro Nossa Senhora Aparecida, próximo a Unisep em Dois Vizinhos).

O Prefeito Evandro Luiz Cecato e o Vice Givanildo Trumi, parabenizaram a comissão organizadora pelo sucesso do evento que envolveu os 42 Municípios da Região Sudoeste do Paraná e contou com a presença de participantes ainda de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles destacaram e também parabenizam a equipe que produziu o almoço servido aos participantes do evento, o Risoto no Tacho à Boa Esperança do Iguaçu.

Assessoria de Comunicação, com Informações da Equipe do Departamento de Agricultura e do Instituto Emater Regional.

Matéria Publicada no http://www.emater.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5740

Trás mais informações sobre o evento que aconteceu no dia 31 de outubro de 2019, na Unisep em Dois Vizinhos.

Dois Vizinhos

28/10/2019

Iº Hortec e VIº Workshop de Hidroponia discutem olericultura na região Sudoeste

Na próxima quinta-feira (31) será realizado o I Hortec e VI Workshop de Hidroponia, em Dois Vizinhos. Os agricultores terão a oportunidade de entrar em contato com inúmeras empresas do setor de produção de hortaliças, frutas e flores, bem como de hidroponia. Tecnologias, máquinas, ferramentas, equipamentos estarão em exposição. O evento é uma atividade do projeto Hortisudoeste desenvolvido pelo Instituto Emater e diversos parceiros do setor.

As atividades começam pela manhã, às 10h, na sede da UNISEP ( União de Ensino do Sudoeste do Paraná). Os trabalhos serão iniciados com uma palestra sobre o potencial de demanda e o mercado da horticultura no Sudoeste. Após o almoço serão realizados diversos cursos rápidos com ministrantes de várias regiões do estado. Haverá desde orientações para quem é da área de floricultura, como a produção de gladíolos, até o cultivo de pepino, videira, orquídeas, morango semi-dripônico e manejo de fertirrigação em cultivo em substrato.

Segundo levantamentos do Instituto Emater, a fruticultura e a olericultura vêm perdendo espaço na região Sudoeste. Até 2009 a região contava com 4.571,46 ha com fruticultura. No ano passado essa área passou para 2.405,11 ha. Na olericultura o espaço até aumentou, passando de 3.015,27 ha para 4.480,61 ha. No entanto, o número de produtores caiu de 22.238 para 13.993. Os fatores que levaram a esta situação ainda não são totalmente conhecidos pela Extensão Rural. Foi justamente para descobrir as dificuldades que produtores de flores, frutas e hortaliças enfrentam que os técnicos do Instituto Emater criaram o Projeto Hortisudoeste.

A redução do número de propriedades e a dependência dos mercados institucionais (Merenda Escolar e Aquisição de Alimentos) podem ser algumas das razões que estão levando à diminuição da área cultivada com frutas e hortaliças na região, de acordo com Nilson Marcos Balin, do Instituto Emater de Dois Vizinhos. No entanto, ele disse que o projeto pretende fazer um diagnóstico mais apurado da situação no Sudoeste. "O Projeto Hortisudoeste está buscando parceiros, desenvolvendo pesquisa e metodologia para fomentar a produção em cerca de 52 municípios da região", informou o extensionista.

O I Hortec e VI Workshop de Hidroponia é uma promoção do Instituto Emater em parceria com a UNISEP e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Estão sendo esperados 700 participantes. As inscrições custam R$15,00 e podem ser feitas no local, na quinta-feira (31), a partir das 8h. A abertura oficial está prevista para as 9h da manhã. Mais informações pelo telefone (46) 3581-5000.