• Cavalgada •
11 de fevereiro de 2011

Cavalgada com Nossa Senhora dos Navegantes marcou a festa em Boa Esperança do Iguaçu

Parte dos mais de 50 Tropeiros da Cia Tropeiro Ami
A Festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes foi realizada no último dia 06 de fevereiro na Comunidade de Fazenda Veroneze – Vai Quem Quér em Boa Esperança do Iguaçu.

A comemoração de Nossa Senhora dos Navegantes é no dia 02 de fevereiro, e nos últimos 10 anos a festa em sua homenagem vem sendo realizada no Município. Mas há fotos e relatos de festa em Honra a Nossa Senhora dos Navegantes realizadas por volta de 1963, portanto, a mais de 50 anos no Rio Iguaçu, hoje lago da Usina de Salto Caxias – Governador José Richa.

A imagem da Santa ainda é a mesma sendo que esta estava na Igreja da Comunidade de Ouro Verde e com a formação do lago a comunidade foi praticamente extinta e Nossa Senhora dos Navegantes foi transferida para a Igreja Nossa Senhora da Salete na Comunidade de Fazenda Veroneze – Vai Quem Quér relatou o Presidente do Conselho de Pastoral da Comunidade João Rufatto Totti.

Esse ano uma cavalgada dos membros da Cia Tropeiro Amigo do Município com mais de 50 tropeiros (as) levou a imagem em uma carroça puxada a boi de frente a Praça Municipal Maria Francisca da Silva na cidade até a Comunidade em um percurso de aproximadamente 03 Quilômetros, sendo acompanhada por dezenas de pessoas e veículos. Seu Francisco Guiomar Cecagna com sua carroça puxou a procissão.

Já na Comunidade Santa Missa foi celebrada pela manhã com a participação das equipes de Cantos de São Luiz do Iguaçu e Liturgia da Comunidade de Linha Gaúcha em Nova Prata do Iguaçu, a tarde matinê com a Banda Ipysolon animou todos os participantes da grande festa.

Para o Prefeito Claudemir Freitas a fé e a cultura do nosso povo vem de nossos pais e avós e por nossos pioneiros e pioneiras pra cá trazidos na década de 1940 e ficamos muito felizes que nossas lideranças e nosso povo cultive não só a fé mas a tradição como é o caso da tropeada que acompanhou a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, disse o Prefeito.

Ademir Ribeiro / Assessoria
Fonte: Acessoria de Imprensa