• Analfabetismo •
29 de dezembro de 2010

Boa Esperança fecha o ano com mais uma importante conquista, Analfabetismo erradicado.

Após 06 anos de intenso trabalho o Município de Boa Esperança do Iguaçu irá fechar o ano de 2010 com mais uma importante conquista para a Educação do Município, o analfabetismo foi erradicado e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná entregou selo atestando a conquista.

Estamos desde 2004 empenhados junto ao Programa Paraná Alfabetizado do Governo do Estado e através do qual inúmeras turmas de alfabetização foram implantadas, com o empenho de muitos alfabetizadores e mais de 200 alunos alfabetizados no período registrou Jorlei Paladini Ertl Coordenadora Municipal do Programa em nome da Equipe de Coordenação e de todas as alfabetizadoras (es).

Já a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos Marinez Romancini destacou: Hoje é um dia histórico pra Boa Esperança do Iguaçu, 06 anos depois de longa caminhada do empenho deste Município e de muita gente a Secretaria de Estado da Educação concede o Selo de Município Território Livre do Analfabetismo. Conquista que apenas 02 dos 7 Municípios do Núcleo alcançaram, em 2009 São Jorge do Oeste e hoje Boa Esperança, cumprimento a Administração Municipal na pessoa do Ex Prefeito Antonio Udcenski pela sua contribuição e ao Prefeito Claudemir Freitas pelo empenho e finalizou cumprimentando todos os alunos alfabetizados, os professores e equipes de coordenação ligadas ao programa a conquista é de todos.

Ivanilde Vachin destacou o empenho de todas as professoras e os professores alfabetizadores nesses 06 anos, parabenizou todos os alunos alfabetizados e lembrou que o Município que tinha quase 14% dos 3.100 habitantes analfabetos hoje segundo o IBGE esta com pouco mais de 3% em torno de 70 pessoas as quais continuaremos empenhados em atender. A administração e todos formandos e familiares estão de parabéns pela conquista, disse.

O Prefeito Claudemir Freitas agradeceu em sua fala a equipe do Município que trabalha com o Programa Paraná Alfabetizado e toda a Equipe de Diretores, Professores e Funcionários ligados a educação e a agradeceu de forma especial a equipe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos nossa parceira Prof. Marinez, a Carli, o Junior, a Arlete que estão conosco e toda a equipe do Núcleo. O Prefeito parabenizou todos as mais de 200 pessoas alfabetizadas e saudou os familiares que estavam presentes e sempre apoiaram nossos alunos. Boa Esperança que tinha como aluna mais velha Dona Hulda com 85 anos na época, a todos que contribuíram para essa conquista nosso abraço e agradecimento. E o trabalho continua com as pessoas que ainda não sabem ler e escrever mesmo sendo poucas e aos formandos pedimos que continuem a estudar sempre.

Ademir Ribeiro / Assessoria