• Encontro •
14 de dezembro de 2010

Boa Esperança do Iguaçu foi representada no Encontro do Empreendedor e de Líderes Rurais em Curitiba

O Município de Boa Esperança do Iguaçu teve alunos do Programa Jovem Agricultor Aprendiz – JAA do Senar selecionados e participaram na última semana do Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais em Curitiba.

O Encontro realizado pela Federação da Agricultura no Estado do Paraná – FAEP com apoio do Sebrae e da FETAEP aconteceu no Expotrade Pinhais com a presença de mais de 4.000 mil participantes de todo o Estado com público de produtores rurais, empreendedores e lideranças sindicais.

De Boa Esperança do Iguaçu participaram Ademir Ribeiro – Assessor de Imprensa que acompanhou o grupo, os alunos do JAA Jackson Toffolo, Siomara Terezinha Pascuali, Arnaldo Schiochet, Vanessa Zorzan, Cristiano Florintino Bratti, Tatiane Schmoeller e a mãe de aluna convidada Cleuza Colonetti Pascuali, que juntamente com os Municípios de Francisco Beltrão, Pinhal de São Bento, Verê e Itapejara do Oeste lotaram um ônibus e fizeram parte da caravana que foi a Curitiba.

O evento contou com a participação do Governador eleito Beto Richa e teve a abertura feita pelo Presidente da FAEP Ágide Meneguette, o Presidente do SEBRAE no Paraná Jeferson Nogarolli e o Presidente da FETAEP Ademir Muller dentre outras diversas autoridades presentes.

O Senar desde 2005 quando iniciou o Programa Jovem Agricultor Aprendiz já formou 920 turmas e 26 mil produtores rurais participaram. Já o Programa Empreendedor Rural completou 7 anos e é modelo do Paraná para 23 Estados do Brasil e também esta implantando no Distrito Federal.

Em seu pronunciamento o Governador eleito Beto Richa anunciou o nome de Norberto Anacleto Ortigara para ocupar a pasta de Secretário Estadual da Agricultura ele que é atualmente Secretário de Agricultura de Curitiba e exerce funções na SEAB – Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento desde 1979. O Governador anunciou ainda a criação da Agencia de Desenvolvimento do Paraná e a implantação do Instituto de Defesa Agropecuária.

Pela manhã no encontro todos acompanharam brilhante palestra da cientista política e colunista da Rádio CBN Lúcia Hippolito que traçou um perfil da atual situação estrutural, econômica e financeira do pais e destacou áreas e investimentos a serem feitos para o crescimento da economia e do desenvolvimento do Brasil.

A tarde a programação incluiu palestra para as lideranças sindicais com o escritor Carlos Alberto Almeida e da Palestrante Nelma Penteado para as mulheres do Curso Mulher Atual do Senar. Em paralelo, aconteceram as apresentações dos projetos empreendedores que concorrem ao Concurso Melhor Projeto Empreendedor Rural 2010 tendo sido selecionados antecipadamente os 10 melhores no estado e outras atividades com os participantes do JAA.

Ademir Ribeiro / Assessoria