• Agropecuária •
10 de dezembro de 2010

Encontro com Agropecuaristas definiu sobre criação do Clube do Berro e Manejo de Bezerras em Boa Esperança

Encontro com aproximadamente 40 agropecuaristas realizado recentemente em Boa Esperança do Iguaçu busca criar no Município o Clube do Berro com a participação de pelo menos 50 produtores já confirmados e que possuem animais que são fruto do Programa de Inseminação Artificial – PIA.

O encontro organizado pela Equipe do Departamento Municipal de Agropecuária trabalhou ainda Palestra com o Tema Manejo de Bezerras e Normas do Clube do Berro que será implantado no Município com a participação dos agropecuaristas em especial daqueles atendidos pelo Programa de Inseminação Artificial registrou o Diretor do Departamento Valmor Tessaro.

O palestrante foi Simão Severino Murietti Flores Zootecnista do Instituto Emater de Francisco Beltrão e o encontro aconteceu no Centro Social da Igreja Matriz do Município onde participaram ainda o Técnico da Emater no Município Valdisio Candido Moreira, Jonas Jean Zarth Técnico do Departamento e equipe do Setor, o Secretario de Agricultura do Município Vizinho de Cruzeiro do Iguaçu Alcides Vacca e o Técnico da Emater daquele Município Alexandre Bianchini.

O Técnico do Departamento de Agropecuária Valmor Antonio Bittencourt ressalta que um dos objetivos da criação do Clube do Berro é o da valorização e incentivo a qualificação e melhoramento genético do rebanho bovino do Município em especial dos animais nascido de Inseminação Artificial. Ele ressalta ainda que na festa do Colono e do Motorista que será realizada na véspera da data de comemoração, será possivelmente no domingo 24 de julho de 2011 e terá como local já sendo discutido a Praça Municipal Maria Francisca da Silva esses produtores irão trazer essas novilhas que serão avaliadas por comissão julgadora possivelmente com 5 pessoas convidadas e de fora do Município para a escolha do melhor animal, os critérios e o formato do Clube, bem como a premiação estão em discussão, finalizou.

A festa em homenagem aos Colonos e Motoristas é realizada já nos últimos 10 anos em 25 de julho de cada ano, no Município essa data é feriado municipal e esse a no a data esta em uma segunda-feira e possivelmente a festa vai ser no domingo, 24 de julho e essa é mais uma das novidades que serão implementadas registrou a Coordenadora do Fórum de Desenvolvimento de Boa Esperança do Iguaçu Jorlei paladini Ertl que disse ainda que, somos novamente parceiros na organização da festa junto com várias outras entidades, Comunidades e da Prefeitura Municipal.

Ademir Ribeiro / Assessoria