• Agricultura •
25 de março de 2011

Vitivinicultura é incentivada em Boa Esperança do Iguaçu, desde 2009, como diversificação da propriedade

Técnico Valdir e Produtores de Uva do Município em
O Departamento Municipal de Agricultura e Pecuária e o Instituto Emater de Boa Esperança do Iguaçu realizam desde o inicio do ano de 2009 Cursos e um trabalho voltado a diversificação da propriedade através da Cultura da Vitivinicultura.

O primeiro curso foi realizado já no inicio do ano de 2009 tendo como Instrutor Valdir Koch do Instituto Emater em Salto do Lontra que trabalhou com aproximadamente 20 produtores rurais do Município sobre a cultura da uva e a produção artesanal do vinho e a escala em produção de vinhos em maior quantidade, registraram o Diretor do Departamento Municipal de Agricultura Valmor Tessaro e Valdisio Candido Moreira Técnico da Emater no Município.

Recentemente foi realizado a colheita da uva em uma dessas propriedades a do Leonilço Antonio Biavatti de Linha Biavatti o Técnico Valmor Antonio Bittencourt – Tunico acompanhou a colheita juntamente com o produtor, familiares e um grupo de amigos, ele relata que dessa safra que ainda esta no inicio da cultura na propriedade teve a produção de 2.000 litros de vinho tinto, 500 litros de vinho branco e aproximadamente 500 litros de vinagre. Na propriedade uvas Bordô, Rosê, Isabela, Branca e Niagara são parte da diversidade de parreiras lá existentes, registrou o Técnico.

Para o Prefeito Claudemir Freitas a diversificação da propriedade e nesse caso com a cultura da uva, o aproveitamento de todos os espaços nas propriedades rurais de nosso Município é a certeza da agregação e geração de renda aos produtores rurais. Disse ainda que a cultura da uva a Vitivinicultura esta em nosso Município em diversas propriedades para o consumo próprio das famílias e começa a ter a produção comercializada já nos últimos anos. Além disso, esta em nossa cultura dos nossos pais e avós colonizadores que vieram de Santa Catarina mas principalmente do Rio Grande do Sul e muitas dessas famílias com forte descendência italiana o que vem a unir de uma forma muito agradável todas as situações, produção, consumo, comercialização e geração de renda com a cultura da uva de diversas espécies, com vinhos diversos e outros produtos que são possíveis de se produzir, sucos, vinagres entre outros, finalizou.

Da safra do produtor 500 litros serão servidos a todos (as) os (as) participantes da Festa do Colono e do Motorista a ser realizada no dia 24 de julho de 2011, na Praça Municipal Maria Francisca da Silva em Boa Esperança do Iguaçu relataram Antonio Bianchini e Valmor que organizam essa degustação de vinhos que será servido a todos.

Ademir Ribeiro / Assessoria
Fonte: Acessoria de Imprensa