• Curso •
06 de abril de 2006

Departamento de Agricultura Realiza Curso de Apicultura em Parceria com Senar - PR

O Departamento Municipal de Agricultura de Boa Esperança do Iguaçu, realizou em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural - Senar - Pr, Curso de Apicultura - Manejo e Criação de Abelhas nos dias 07 a 10 de novembro. O Curso que foi ministrado pelo Instrutor Luiz Carlos Boaretto de Dois Vizinhos teve a duração de 04 dias e contou também com a parceria do Sindicato Rural de Dois Vizinhos, Clube da 3ª Idade e Câmara Municipal de Vereadores que cederam o local.

O Objetivo do Treinamento é primeiramente melhorar a qualidade do mel produzido e ainda qualificar os apicultores na produção do mel e outros derivados como a geléia real e o própolis, alem de melhor a produção das colméias já existentes nas propriedades dos 14 participantes do Curso.

No enceramento estiveram presentes o Prefeito Municipal Antonio Udcenski - Tinski, o Diretor do Departamento de Agricultura Ervino Alberton que parabenizaram os participantes pelo empenho no curso e lembraram da importância da diversificação da pequena propriedade além de estarem os mesmos apoiado os apicultores no sentido de viabilizar estrutura junto aos Governos Estadual e Federal para a aquisição de equipamentos como cilindro e centrífuga para o processamento inicial do mel e o melhoramento da qualidade do mesmo.

Presente também esteve o Técnico da Emater - Pr Arnildo José Sganzerla responsável pelo Escritório da Emater no Município, que lembrou que a ampliação das áreas de reservas florestais também proporcionam maior produção de mel e das parcerias que podem ser firmadas para a criação de uma associação no Município.

O Curso foi dirigido especialmente aos Produtores do Programa Compra Antecipada de Alimentos da Agricultura Familiar - Fome Zero do Município, sendo que o projeto tem no total 33 produtores e 09 vendem mel e com isso irão melhorar a qualidade do produto vendido a Conab e distribuído as entidades cadastradas do Município
Fonte: Prefeitura Boa Esperança do Iguaçu