• Gripe: Dia D de Vacinação •
04 de maio de 2016

Departamento de Saúde Realizou o Dia D da Vacinação Contra a Gripe em Boa Esperança do Iguaçu, Vacinação Continua Até 20 de Maio

Fotos da Assessoria de Imprensa e da Internet
A Equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, realizou no último sábado 30 de abril de 2016, o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza H1N1.

Porém a meta ainda não foi atingida e a vacinação continua sendo realizada até o próximo dia 20 de maio.

A meta é vacinar 180 crianças de 06 meses a menor de 05 anos, foram vacinadas 96;
Os idosos a meta é vacinar 285, foram vacinados 123;

Também serão vacinadas no Município as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê a menos de 45 dias).

Os profissionais da Equipe de Saúde também serão vacinados, além das pessoas que tenham algum tipo de doença crônica, como diabéticos, cardíacos, pessoas com doenças pulmonar ou respiratórias, doentes neurológicos, renais, cardíacos entre outros. Conforme registrou a Enfermeira Roberta Vicari, responsável pelo setor e pela Campanha e a Auxiliar Vanuza Toniasso.

O Diretor de Saúde Adair José Martins da Rocha lembra da importância em se tomar a vacina. Infelizmente já houveram centenas de pessoas que vieram a óbito no Brasil, já houveram óbitos em Municípios vizinhos de pessoas que foram infectadas pelo vírus da gripe influenza H1N1. Adair destaca que para tomar a vacina o público alvo da campanha deve comparecer a unidade de saúde com um documento pessoal e a carteira de vacinação.

As mortes registradas no Sudoeste (03) segundo a Chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 8ª Regional de Saúde em Francisco Beltrão, Beatriz Maria Manfrin, os pacientes apresentaram febre, tosse e desconforto para respirar o que pode ser em tese considerada uma gripe comum. O que reforça segundo ela a importância em especial do publico alvo de tomar a vacina. A vacina estará protegendo os pacientes contra o vírus da Influenza A H1N1, da Influenza A H3N2 e da Influenza B que são os 03 tipos de vírus da gripe mais circulantes no país.

Quem tomou a vacina em anos anteriores também precisa ser vacinado neste ano, pois houve mutação no vírus que causa a doença. O prazo final da vacinação é o próximo dia 20 de maio e não será prorrogado.

Boa Esperança do Iguaçu tem vacina disponível e em quantidade suficiente para vacinar todas as pessoas que são publico alvo da campanha.

COBERTURA DA VACINAÇÃO DA INFLUENZA 2016

Crianças - Foram aplicadas 156 doses, 91,8% do público vacinado.
Gestantes - Foram aplicadas 17 doses, 85,0% do público vacinado.
Trabalhadores da Saúde - Foram aplicadas 39 doses, 90,7% dos trabalhadores vacinados.
Puérperas - Foram aplicadas 3 doses, com 60,0% do público vacinado.
Idosos - Foram aplicadas 285 doses, 96,0% do público vacinado.
Doentes Crônicos - Foram aplicadas 110 doses.

Foram aplicadas, portanto, 610 doses da vacina e na média geral 91,7% da meta foi atingida. Conforme dados do setor de imunologia da 8ª RS - Regional de Saúde de Francisco Beltrão.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do