• 6ª Conferência das Cidades •
08 de junho de 2016

ConCidade de Boa Esperança do Iguaçu realizou a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
O Conselho da Cidade e a Comissão Preparatória Municipal nomeada pelo decreto 1.054 de 12 de maio, do Prefeito Municipal Claudemir Freitas, realizaram em Boa Esperança do Iguaçu a Etapa Preparatória Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, nesta terça-feira 07 de junho de 2016.

O inicio dos trabalhos foi às 13:00 horas e o local do evento o Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida.

Participaram da Conferência Municipal 122 pessoas, ligadas ao poder público municipal – Executivo e Legislativo e da Sociedade Civil – Associações, Entidades, Clubes, Comunidades e população.

A abertura foi feita pelo Prefeito Claudemir Freitas, representando a Câmara de Vereadores falou o Vereador Valdevino Candiotto – 1º Secretário da Mesa Diretora, na mesa estava ainda o Vereador Givanildo Trumi, Eliane Alberton do ConCidade – Conselho Municipal da Cidade e Antonio Bianchini, Secretário de Governo que falou representando os Secretários e Diretores Municipais.

Após a execução dos hinos e os pronunciamentos foram empossados os novos membros do Conselho Municipal da Cidade para mandato de 03 anos. Os novos conselheiros foram indicados pelo Poder Público Municipal e pelas Entidades que fazem parte do Conselho.

O Palestrante Conferencista foi Ailton Martins Lima de Cascavel, que agradou a todos pelo conhecimento que possui e linguagem que utiliza em sua palestra. Ele permaneceu no evento e auxiliou os trabalhos nos 03 grupos em que os participantes foram divididos.

A 6ª Conferência Nacional das Cidades tem como Tema: A função social da cidade e da propriedade e como Lema: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas.

Durante os trabalhos em grupo foram elaboradas propostas que fazem parte do relatório final da Conferência e será encaminhado ao executivo municipal e a Conferência Estadual que acontecerá possivelmente na Cidade de Fóz do Iguaçu no período entre 1º de novembro de 2016 e 31 de março de 2017 em todos os Estados do Brasil. Já a Conferência Nacional será em Brasília entre os dias 05 a 09 de junho de 2017.

Após a plenária final em que as propostas foram apresentadas pelos facilitadores ou membros dos grupos, foram escolhidos os delegados que irão representar em seus diversos segmentos o Município de Boa Esperança do Iguaçu na Conferência Estadual.

A última Conferência das Cidades havia sido realizada em março de 2013, e um comparativo era estabelecido por muitos participantes entre a Cidade que tínhamos na época e as propostas e pedidos feitos na ocasião e a evolução nos últimos 03 anos.

A CIDADE DE BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU

Boa Esperança do Iguaçu teve quase 30 novas ruas asfaltadas, ou com calçamento construído ou em construção e mais de uma dezena de ruas recebeu ou terá construída as calçadas. Todas as ruas do antigo perímetro urbano ou dos novos loteamentos terá asfalto ou calçamento até o final do ano.

O Município teve a mudança na captação de água que era feita no Rio Boa Esperança e atualmente a Cidade é abastecida com água de excelente qualidade de um poço artesiano. Reservatório e escritório da empresa também foi construído.

As comunicações foram expandidas, melhorias foram feitas na telefonia fixa, na telefonia celular passando de uma para 03 as operadoras com serviços no Município. Os jornais que circulavam no Município eram 03, atualmente são 11. Passando a contar ainda com estúdio de emissora de rádio, 03 empresas operando os serviços de internet e a disponibilidade de internet via fibra óptica. Foram as melhorias percebidas nas Comunicações nos últimos anos.

A energia que abastece a cidade e o Município recebeu ampliação de rede, melhorias foram e continuam sendo feitas.

A cidade recebeu melhoria e ampliação da iluminação pública, sinalização de transito e turística e melhoria nos prédios públicos.

A educação recebeu enfim o prédio próprio para a Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, depois de mais de 40 anos compartilhando o prédio com o Colégio Estadual.

A saúde recebeu melhorias nos prédios do Pronto Atendimento e da Clinica da Criança e da Mulher, equipamentos e serviços ofertados.

O setor de habitação construiu 50 novas casas e outras 14 estão contratadas com inicio em breve. Foram mais casas construídas em 08 anos que na história do Município.

Foi implantado ainda a agência dos Correios. Agências de Cooperativas e pontos de atendimentos bancários.

A única ligação asfáltica com o Município foi terminada 11 anos e 03 meses depois de iniciada e liga Boa Esperança a Cruzeiro do Iguaçu.

O acesso com o Município de Nova Prata do Iguaçu de 15 km de um trecho de aproximadamente 09 km no território do Município quase 06 já tiveram o calçamento construído e o restante recebe neste momento a construção, com a totalidade já garantida pelo Governo do Estado.

Os serviços de coletas do lixo reciclável e doméstico recebeu equipamento, é realizado com cronograma de dias e horário e a coleta do reciclável foi implantada no interior do Município. As áreas de Urbanismo e o Meio Ambiente atuam nos cuidados com a Cidade.

Os eventos esportivos e de recreação e lazer tiveram a sua realização melhorada e a estrutura reformada e ampliada. Como por exemplo o Ginásio Municipal de Esportes e a Biblioteca Pública e o Telecentro na área da Cultura que também mereceram atenção.

Na área social do Município foi implantado o Centro de Referência da Assistência Social e o Centro da Criança e do Adolescente, que com as atividades e serviços neles implantados ou disponibilizados revolucionaram o conceito de Assistência Social.

Foram portanto algumas das melhorias registradas e concretizadas entre a 5ª Conferência Nacional das Cidades e a realizada na terça-feira 07 de junho de 2016.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações do Concidades