• 1ª Professora de Boa Esperança •
27 de dezembro de 2016

Primeira Professora Lecionava em Boa Esperança do Iguaçu a 60 Anos Atrás

Fotos da Assessoria de Imprensa e Acervo Pessoal d
No próximo mês de janeiro de 2017, Boa Esperança do Iguaçu vai comemorar 60 anos da chegada da 1ª Professora, Maria Martins Vacchin, Dona Nina, e do inicio da alfabetização no Município.

Era 13 de janeiro de 1957, quando ela aos 16 anos (completava 17 em agosto daquele ano) foi chamada ao Município de Francisco Beltrão (Prefeito da época era Ângelo Camilotti 14.12.1956 a 13.12.1960) a pedido de um grupo de pais e acompanhada do Sr. Antonio Rafael da Silva (Seu Antonhão), um dos pioneiros do Município para uma conversa teste com o Secretário de Educação daquele Município para o qual pertencia o território de Boa Esperança do Iguaçu na época.

Dona Maria Martins Vachin é nascida em 15 de agosto de 1940, natural de Turvo – Santa Catarina, filha de Antonio Martins e tendo como Madrasta Idalina Mateus, é uma das filhas de uma família com 03 irmãs e 02 irmãos. Veio para o Paraná com 12 anos, a carroça que trazia a pequena mudança e a família, chegou até a localidade onde hoje é a Comunidade de Canoas, apartir dali a mudança foi trazida no braço pela família (a maior parte eram mantimentos para a alimentação da família), pois, não havia como chegar de carroça até o local onde hoje é a Comunidade de São Luiz do Iguaçu, na época conhecida como Linha Santo Antonio.

Ela já com mais idade estudou a pedido do pai foi para Dois Vizinhos estudar com a Sra. Alice Martinazzo professora que lecionava em casa.

Em fevereiro de 1957 foi a Francisco Beltrão daí para fazer o curso de 15 dias e o planejamento para as atividades daquele ano. Ela lembra que o padrão na época eram professores padrão A, B e C, sendo ela enquadrada na ocasião no padrão C.

Com a emancipação de Dois Vizinhos (que era distrito de Francisco Beltrão) em 28 de novembro de 1961 ela e outros colegas que já lecionavam também foram transferidos para o Município de Dois Vizinhos e continuo atuando no território onde hoje é Boa Esperança do Iguaçu.

Dona Nina casou-se em 1960, com Adelino Anselmo Vachin, ela teve 06 filhas Ivanilde Vachin Pretto, Ivete Pizatto, Ivonete Menegatti, Anéri Terezinha Vachin Cantelli, Nilva Picinatto e Marines Boing e 02 filhos, Jair Vachin e Joacir Vachin (in memoriam).

Depois de 3 anos e meio lecionando no povoado onde hoje é a Cidade de Boa Esperança do Iguaçu, nas imediações da atual Igreja Matriz, foi residir na localidade onde hoje é Linha Vachin. Em seu lugar ficará lecionando na pequena Igreja / Escola a Sra. Luiza da Silva até completar o período daquele ano, lembra inclusive que por alguns meses continuou recebendo o pagamento e entregando a nova professora que estava atuando na referida escola.

Ela recorda ainda das longas viagens a cavalo a Francisco Beltrão pelo Verê (onde pernoitavam) com outros colegas para prestar contas das atividades, receber o pagamento e planejar. Lembra do Sub Prefeito de Dois Vizinhos Ervelino Coletti que ajudou muito na organização das escolas, lembra da Dona Flora, Professora da Escola 7 de Setembro, do seu Dorvino na Linha Santo Antonio (São Luiz do Iguaçu), da dona Salete Paladini em Linha Ouro Verde, do seu Antonio Martins – seu Antoninho, seu primo em Canoas, da Professora Josefina de Oliveira, do seu Agostinho Michels, Diretor de Escola – Secretário de Educação e de tantas outras pessoas, más destaca o papel dos pais que na época além de incentivar os filhos a serem alfabetizados, construíam muitas vezes as escolas em madeira lascada, ou criavam escolas nas igrejas dos povoados / comunidades.

O relato de vida foi feito ao Assessor de Imprensa da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu Ademir Ribeiro, em uma tarde de março de 2015, com a presença da filha e Secretaria de Educação do Município (2009 a 2016) Ivanilde Vachin Pretto.

Dona Maria Martins Vachin, Dona Nina, com a mais absoluta certeza do dever cumprido, mora hoje (2016) no Centro Sul da Cidade de Dois Vizinhos, de onde segundo ela acompanha a vida do filho, das filhas, dos netos, demais familiares e Comunidade como um todo. Ela é firme e com a lucidez de quem viveu e ajudou a fazer, garante que a educação evoluiu, más, que a alfabetização não é como de antes, assim como as pessoas, as crianças e a sociedade, tudo mudou, nem tudo para melhor referindo-se a mudança nos costumes (na educação) das pessoas de forma especial das nossas crianças e adolescentes.

Para registro Boa Esperança do Iguaçu é Município desde 26 de abril de 1990, foi criado pela Lei Estadual 9.231 e instalado política administrativamente em 1º de janeiro de 1993. O Município era Distrito de Dois Vizinhos desde 20 de fevereiro de 1965 conforme a Lei Municipal número 02/1965 daquele Município até o plebiscito de 1º de Setembro de 1991, quando os Esperancenses do Iguaçu disseram sim a criação do Município.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Depoimento da Professora