• Retrospectiva Agricultura •
06 de dezembro de 2017

O Departamento de Agropecuária de Boa Esperança do Iguaçu, faz analise positiva deste primeiro ano da administração Evandro e Giva.

Em uma retrospectiva dos trabalhos realizados no ano de 2017, pela equipe do Departamento de Agropecuária a avaliação é positiva segundo o Diretor do departamento senhor Ervino Alberton.

“Foi um ano muito produtivo para todos nós, toda a equipe se empenhou e se dedicou ao máximo para atender a todos os agricultores que buscaram o departamento, promovemos cursos de capacitação, trabalhos de inseminação, distribuição de nitrogênio, atendimentos diretos nas propriedades, enfim buscamos fazer a nossa parte”, frisou Alberton.

O médico veterinário responsável pelo departamento Jonas Zarth, fez um levantamento dos trabalhos realizados desde janeiro até esse momento.

“Nossa primeira ação em janeiro foi a licitação de sêmen, garantindo que fosse de ótima procedência, pois uma das preocupações da administração era garantir o aumento na produtividade e da qualidade do leite produzido no município. Na mesma linha de incentivo foi distribuído nitrogênio líquido de forma gratuita para as propriedades que já possuíam o botijão de sêmen. Também foram realizadas neste período de 11 meses 795 inseminação através do Programa PIA (Programa de Inseminação Artificial)” salientou o veterinário.

Neste ano o departamento realizou 225 atendimentos nas propriedades, sendo atendimentos clínico, orientação em formação e manutenção de pastagens e orientação de manejo em geral, serviços estes visando aumentar a produtividade de leite nas propriedades.

Foi disponibilizado também de forma gratuita em parceria com o SENAR cursos voltados ao manejo de gado de leite e de inseminação artificial para os produtores.

O veterinário ainda destacou o Projeto Mais Leite Boa Esperança, que segundo o mesmo será uma referência na produtividade e qualidade de leite não só no município, como também na região. “Boa Esperança do Iguaçu é destaque entre os 42 municípios que fazem parte do Programa Leite Sudoeste. Programa este que é uma parceria entre o município e governo do estado, através desta parceria o município foi contemplado com um veículo Novo para atuar diretamente no atendimento as propriedades que fazem parte do Programa” acrescentou Zarth.

Também ao longo deste ano 28 propriedades foram atendidas com a abertura de novos açudes, como forma de incentivar a piscicultura no município, assim como os produtores do município receberam atendimento com analise de solo de forma gratuita e atendimentos para nivelamento de terraplanagem e base larga.

O Departamento comemora o investimento de R$ 209.000,00 (duzentos e nove mil reais) anunciados na última sexta-feira, 24 de novembro de 2017, pelo chefe da Casa Civil Valdir Rossoni para a continuidade do desenvolvimento do Projeto de Microbacia que hoje atende 40 propriedades localizadas nas Comunidade de Morro Azul, Colônia Rica e Linha Biavati.

“Em nome do departamento e de nosso parceiro EMATER, gostaríamos de agradecer a administração que sempre nos apoiou em nossos projetos e nos desenvolvimentos dos programas, em especial ao vice-prefeito Givanildo Trumi, que sempre que pode nos acompanhou e observou a realidade do trabalho e desta forma em parceria com nosso prefeito Evandro Cecato, que não mediu esforços e recursos para que nossos produtores fossem atendidos da melhor maneira possível. Vale destacar que para o próximo ano novamente daremos nosso melhor a todos os produtores que quiserem fazer parte dos nossos programas desenvolvidos pelo departamento.

Givanildo Trumi, vice-prefeito destacou que Boa Esperança do Iguaçu, a cada ano que passa se torna um município mais desenvolvido e na agricultura observamos um crescimento expressivo. “Somos um município agrícola e investir no bom desenvolvimento das práticas que matem Boa Esperança é uma forma de investir no desenvolvimento e consequentemente gerar uma renda maior que será repassada ao comercio local, desta forma todos ganham todos progridem, parabéns a toda a equipe do Departamento de Agropecuária e todos envolvidos nos trabalhos de atendimento aos nossos agricultores”, frisou o vice-prefeito.

O prefeito Evandro Cecato destacou que o município só prosperou ao incentivar boas práticas na agricultura. “Temos uma preocupação constante com nossos agricultores e quando falo em agricultores não falamos apenas dos incentivos as pequenas propriedades, falamos também das manutenções nas estradas que é de fundamental importância para o bom desenvolvimento da agricultura de nosso município, estamos avaliando de forma positiva esses primeiros 11 meses de trabalho desenvolvido pela equipe do Departamento e destacar que para o próximo ano seguiremos na mesma linha visando o bom desenvolvimento de Boa Esperança do Iguaçu, parabéns a toda a equipe pelo belíssimo trabalho”, finalizou o prefeito.