• Consciência Negra •
19 de novembro de 2010

Semana Nacional da Consciência Negra lembrada em Boa Esperança do Iguaçu.

A Semana Nacional da Consciência Negra comemorada entre os dias 15 a 20 de novembro foi lembrada em Boa Esperança do Iguaçu pela comunidade escolar da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna.

Os alunos das turmas de pré-escola das séries A e B da escola sob o comando das Professoras Bernadete e Cristiane realizaram apresentações com os alunos caracterizados que realizaram apresentações de danças típicas das culturas afro-descendentes e encantaram os pais e convidados presentes.

Ainda a aluna Gabriela da 1ª série C da escola apresentou uma mensagem com texto chamado “Homem de Cor” com a orientação da Professora Roseli. Presentes também os pequeninos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança, direção e equipes das escolas, professoras e funcionárias registrou a Diretora da Escola Leonice Rufatto.

A Diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Ivanilde Vachin lembrou da importância dos nossos alunos resgatar e conhecer a história de nosso pais em especial nesta ocasião aquela relacionada a cultura negra e a importância desse povo na estruturação do país. Ela lembrou ainda que o Dia da Consciência Negra 20 de novembro já é lembrado desde a década de 1960, mas tomou maior intensidade nos últimos anos e é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro já por volta de 1594 e todas as demais atrocidades e maus tratos contra esse povo discriminado muitas vezes de formas cruéis apenas pela diferença da cor de pele.

Ademir Ribeiro / Assessoria
Fonte: Assessoria de Imprensa
 
• Dados do Município •
Estado Paraná
Região Sudoeste
Gentílico Esperancense do Iguaçu
Área 151,79 km²
Altitude 521 m
População 2016 2.768
IDH 0,741
Prefeitura Municipal de Boa Esperança do Iguaçu
CNPJ: 95.589.255/0001-48
AV. Demétrio Pinzon, 16 - Centro
85680-000 - Boa Esperança do Iguaçu - Paraná
Telefone: (46) 3537-1208
comunicacao@boaesperancadoiguacu.com.br
2024 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mar Virtual