• Bolsa Família •
10 de julho de 2006

Programa Bolsa Família entrega novos cartões em Boa Esperança do Iguaçu

Entrega de Cartões Bolsa Família Boa Esp. do Iguaç
No último 30 de junho foram entregues novos cartões para 106 famílias do programa Bolsa Família em Boa Esperança do Iguaçu, esses cartões substituem os cartões antigos dos Programas Bolsa Escola e Cartão Cidadão (Vale Gás) e visa atender proposta do Governo Federal da unificação desses benefícios.

Com essa entrega no Município praticamente 100% dos beneficiários já estão inseridos no novo programa, no entanto os cartões liberados só atenderam as famílias já beneficiadas pelo programa e tiveram como objetivo único a migração desses beneficiários ao novo programa.

A entrega foi feita nesta data atendendo orientação da Caixa Econômica Federal dado à entrada no período eleitoral deste ano. Presentes na entrega a Enfermeira Maira Adriane Rodrigues do Departamento Municipal de Saúde, orientou as mães com relação aos quesitos a serem atendidos na área da saúde para todos os beneficiários, qual seja, de manter em dia a vacinação de crianças e o acompanhamento de toda a família junto ao setor que tem por obrigação informar o Governo Federal através do Programa SISVAN do Ministério da Saúde, sendo que os dados são enviados todo final de mês e o benefício pode ser bloqueado caso se constante desobediência a esse critério. Informou ainda que as crianças de 0 a 05 anos devem ser pesadas todo mês sendo que estas informações também acompanham relatório, trabalho este que é feito em parceria pelas Agentes Comunitárias de Saúde e Líderes da Pastoral da Criança do Município.

Já a representante do Departamento de Ação Social Leonilda Begnini orientou os pais com relação às crianças e adolescentes que freqüentam atividades de contra-turno social como dança, música, escolinha de futebol e outros cursos e atividades, que caso não seja apresentado à devida freqüência o benefício também pode ser bloqueado.

Presente ao evento representando o Prefeito Municipal Antonio Udcenski, o Secretário Municipal de Administração Ivanir Rufatto falou da importância desses benefícios às famílias necessitadas e ainda das obrigações dos mesmos em atender os critérios do Programa, falou ainda da estrutura disponibilizada pelo Município para atender esse serviço com aproximadamente 270 famílias beneficiadas e das 495 famílias cadastradas.

Com relação à freqüência escolar dos filhos em idade escolar o responsável pelo cadastro único Osnir João Alves lembrou a todos da importância de se manter os filhos na escola, e do cumprimento dessa forma do papel de cada um no programa que tem no Município Conselho devidamente nomeado e em ação para a fiscalização de todo o processo, inclusive de possíveis denúncias de irregularidades que são registradas em ata e apuradas também com o apoio do Conselho Tutelar pela Presidente Eleandra Araldi Manfrói e conselheiros ou outras instâncias se necessário, como é o caso de comércios que ficam com o cartão e outras denúncias já feitas e apuradas em todas as ocasiões inclusive com bloqueio e até a suspensão de em torno de 70 benefícios no Município, completa Osnir.