• Ordenação Diaconal •
11 de fevereiro de 2015

Ordenado o Diácono Elizandro Spillere o 1º Esperancense do Iguaçu

ATENÇÃO 02 GALERIAS DE FOTOS: Fotos de Felipe Pinz
A Comunidade Católica de Boa Esperança do Iguaçu viu ordenado o 1º Diácono Esperancense do Iguaçu. A ordenação na Catedral do Senhor Bom Jesus em Palmas, Sul do Paraná, na noite do domingo 30 de novembro de 2014, às 18h, reuniu familiares e amigos do jovem seminarista Elizandro Spillere. O bispo ordenante foi dom José Antonio Peruzzo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, concelebrada por dezenas de padres.

Dom José, na homilia, falando aos pais do diácono, Everaldo e Leonilda Terezinha Spillere, destacou a profundidade espiritual da família: Quando os encontrei, em uma visita pastoral, em Boa Esperança do Iguaçu, percebi que o ambiente era simples, mas era fácil perceber, ao entrar na porta, que era rico de espiritualidade. Não existe um ambiente vocacional sadio se não houver uma justa compreensão da santidade da vida matrimonial e familiar. Pais, obrigado pelo testemunho e pelo dom que oferecem à Igreja. Pai e mãe, quando crianças, devem ter se perguntado muitas vezes, qual seria o futuro dele, mas Deus não deixou sem respostas, em especial por ser ele o único filho de vocês, o Senhor esta respondendo hoje disse Dom José

Ao diácono Elizandro, Dom José disse: É uma feliz consciência, Elizandro, que sua ordenação diaconal tenha coincidido com o início do tempo do advento. Quem não espera o Senhor, não o procura. Você está assumindo compromissos definitivos com o Senhor, em favor de seu povo, porque na condição de servo quer, você, mostrar a todos que as melhores experiências de serviço e de alegria, são promessas da eternidade. O momento é importante para sua vida, mas é muito importante para todos aqueles que, na condição de diácono (servo), você vai se aproximar para ser recordação viva do Deus próximo.

Para Elizandro, este é um momento importante de conclusão de 12 anos de preparação visando o sacerdócio: Entrei no seminário em 2003, em Palmas. É um momento digno que nos faz refletir toda a caminhada, agora na ordenação diaconal, como primeiro passo para entrar no primeiro grau da Ordem, mas acima de tudo, é uma entrega total a Deus e ao serviço à Igreja.

O Diácono tem como missão anunciar a Palavra de Deus, administrar solenemente o Batismo, distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, instruir e exortar o povo na vivência dos valores evangélicos, presidir o culto e as orações dos fiéis, administrar sacramentais e oficiar celebrações fúnebres e exéquias. Ele é sinal de Cristo que não veio para ser servido, mas para servir.

De família residente em Boa Esperança do Iguaçu, após concluídos os estudos básicos em escolas da região de origem, Elizandro iniciou sua caminhada vocacional no Seminário Menor em Palmas em 2003; Seminário Jesus de Nazaré em São João; cursou filosofia em Francisco Beltrão no Instituto Sapientia e Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – Famipar em Cascavel.

Durante sua formação realizou trabalhos pastorais em várias paróquias: Dentre elas Pato Branco, Realeza, Barracão, Bom Jesus do Sul, Dois Vizinhos, além de um ano pastoral em São João. Atualmente o Diácono Elizandro Spillere realiza seus trabalhos Pastorais como Diretor Espiritual do Seminário Menor São João Maria Vianney em Palmas e terá sua ordenação como Padre a ser realizada em 11 de julho de 2015 na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Boa Esperança do Iguaçu.

Texto de Ivan Cezar Fochzato Radialista da Rede Bom Jesus de Comunicação e Sociólogo.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações de Ivan Cezar