28 de fevereiro de 2015
Coordenadora do Projeto de Formação Continuada de Boa Esperança do Iguaçu participou de evento em Cuba onde juntamente com mais quatro profissionais representaram os Municípios
Fotos das participantes feitas durante o Congresso
A Primeira Dama de Boa Esperança do Iguaçu Odilmara Terezinha Dreves Freitas, Pedagoga por formação e Coordenadora do Projeto de Formação Continuada foi convidada e participou entre os dias 26 a 30 de janeiro de 2015 do Congresso Internacional de Pedagogia realizado em Havana, Capital de Cuba.
Participaram do Congresso Dra Marta Chaves da Universidade Estadual de Maringá, os Professores de Arte Vinicius Stein e João Paulo Baliscei também da Universidade e a Pedagoga e Coordenadora do Projeto de Formação Continuada Odilmara Terezinha Dreves Freitas que juntas apresentaram em Havana a sistematização de estudos e reflexões afetas a Formação de Professores no Estado do Paraná.
Durante a apresentação foram feitas ponderações sobre a exímia proposta de formação dos educadores dos Municípios no Paraná com ênfase ao trabalho que vem sendo realizado com a Formação Continuada de Educadores em Boa Esperança do Iguaçu.
No Congresso de Pedagogia outros brasileiros convidados juntamente com os (as) convidados (as) aqui citados (as) representavam também no evento o Estado do Paraná e o próprio Brasil como a Dra Laura M. C. Calejon da USP de São Paulo.
O Seminário é organizado pelo Ministério de Educação da República de Cuba e aconteceu no Palácio das Convenções de Havana, patrocinado pelas organizações regionais e internacionais ligadas à educação.
Este novo encontro, convida-lhes, como sempre, à unidade dos docentes, e é um elemento fulcral para continuarmos impulsionando a integração entre os nossos países, na socialização de experiências, poupar forças e esforços em prol de virar numa realidade os objetivos acordados nas conferências regionais, por exemplo: a cooperação solidária na nossa luta por um mundo melhor. Conforme relatou Dra Ena Elsa Velázquez Cobiella Ministra de Educação de Cuba e Presidente do Comitê Organizador.
Que disse ainda que a complexidade do mundo atual, com as suas agudas contradições econômicas e sociais, o desenvolvimento célere que alcançou a ciência e a técnica, a luta pela erradicação do analfabetismo como passo inicial para conseguirmos o acesso universal a uma educação de qualidade e sem exclusão, constituem as premissas indispensáveis a serem levadas em conta na procura de vias que originem o desenvolvimento sustentável nos nossos países.
Neste sentido, a educação deve desempenhar um papel principal, que precisa da proposta de estratégias e abordagens realmente integradoras e humanistas, como ferramentas benfeitoras para compreender melhor o mundo de hoje, perante os desafios que encaram os povos neste século.
Com estas premissas, foram convidados os maestros, professores, educadores, pesquisadores e dirigentes da região para participarem no Congresso Pedagogia 2015. O seu objetivo cumprir-se-á, na altura em que seja conseguido uma ampla troca de experiências que origine a conquista de uma educação de qualidade para todos durante a vida toda, por meio da cooperação solidária na formação cidadã, o respeito pela diversidade cultural, a identidade nacional e na formação de gerações fornecedoras dos valores humanos mais altos, universalmente aceitados.
ORGANIZADORES
Além do apoio na realização o Congresso Mundial de Pedagogia tem como patrocinadores:
- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco);
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
- Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI);
- Associação de Educadores da América Latina e o Caribe (Aelac);
- Associação da Televisão Ibero-americana (ATEI);
- Escritório Regional de Cultura para América Latina e o Caribe (Orcalc / Havana);
- Concelho de Educação de Adultos da América Latina (Ceaal);
-Confederação de Educadores da América (CEA).
TEMAIS GERAIS
1 Formação dos valores e da educação cidadã.
2 A escola, o maestro e seu desempenho profissional.
3 Formação inicial e permanente de educadores.
4 Educação cientista perante os desafios atuais.
5 As tecnologias da Informação e as Comunicações na educação.
6 Estudos relativos à educação da qualidade da educação.
7 Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável e a prevenção dos desastres.
8 Cultura, educação e sociedade.
9 A educação física, os desportes e a saúde nas instituições educativas.
10 Atendimento integral à infância e a adolescência.
11 Direção do processo de ensino-aprendizado.
12 Formação vocacional, de trabalho e orientação profissional, segundo as procuras sociais.
13 Contributos das ciências no desenvolvimento da prática educativa.
14 Integração escola-família-comunidade.
15 Alfabetização e educação de jovens e adultos.
16 Pensamento de José Martí e de Fidel Castro na obra educacional cubana.
17 Pensamento educativo latino-americano.
Cada um dos temas principais era conformado pelas diversas linhas temáticas que se foram debatidas nos simpósios e foros e eram tratadas nos cursos desenvolvidos pelos docentes e pesquisadores de alto nível profissional e de experiência.
Os simpósios foram organizados por meio de conferências, mesas redondas, painéis, exposições orais e cartazes como formas de integração do conteúdo dos temas fundamentais e para a criação do debate científico.
As sessões de debate foram as formas nas quais foram apresentados os trabalhos. Nelas os delegados, através da sua intervenção e participação, comunicavam de maneira sucinta os principais resultados científicos de seu trabalho fundamental de apresentação dos trabalhos a serem debatidos.
O programa científico envolveu visitas especializadas aos estabelecimentos de educação e às instituições cientificas e culturais de Havana e, conjuntamente, uma exposição no lobby principal do Palácio das Convenções local onde também foram expostos os Projetos do Paraná, de Boa Esperança do Iguaçu e do Brasil.
Ademir Ribeiro - Assessor
Fonte: Assessoria de Imprensa, Informações das Participan