• Poço Artesiano Linha Salvático •
04 de março de 2015

Mais Uma Comunidade de Boa Esperança do Iguaçu Terá Abastecimento com Poço Artesiano trata-se de Linha Salvático

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Prefeitura do Município de Boa Esperança do Iguaçu, através do Departamento Municipal de Projetos e Licitações concluiu o projeto para a construção e instalação do Poço Artesiano que vai abastecer 27 Famílias na Comunidade de Linha Salvático.

O poço teve a perfuração iniciada em 08 de novembro de 2012, vai custar R$ 140.325,56 – cento e quarenta mil, trezentos e vinte e cinco reais e cinqüenta e seis centavos, desse valor R$ 53.485,12 - cinqüenta e três mil, quatrocentos e oitenta e cinco reais e doze centavos serão pagos com recursos do Município e R$ 86.840,44 - oitenta e seis mil, oitocentos e quarenta reais e quarenta e quatro centavos são recursos do Governo do Estado do Paraná, conforme registrou o Prefeito Claudemir Freitas na abertura do encontro com as famílias beneficiadas.

Com esse recurso foi feita a perfuração, construída a estrutura de proteção desse local e será construída ainda a rede principal que leva a água até o depósito central que também já esta sendo construído, além da rede de distribuição em cada uma das 27 famílias beneficiadas. Essas famílias já foram orientadas durante a reunião a fazer a limpeza das beiras da estrada em suas propriedades pois é o local onde serão abertas as valas para colocação dos canos, trabalho que deverá iniciar em 15 dias. A colocação dos canos terá a parceria das famílias beneficiadas que ajudarão com seu trabalho, sendo que o custo a cada família será de pouco mais de R$ 70,00 setenta reais para instalação dos medidores.

Atualmente Boa Esperança do Iguaçu abastece com água de poço artesiano com qualidade e quantidade necessária as Comunidades de:
Colônia Rica,
Morro Azul e Linha Palmital que foram construídos, instalados e entregues na atual administração;
Linha Boa Vista do Iguaçu que atende ainda Linha Begnini, poço que também foi finalizado na atual administração;
Nossa Senhora do Carmo;
São Luiz do Iguaçu;
Fazenda Veroneze - Vai Quem Quér;
Reassentamento Nossa Senhora dos Navegantes;
Cerro Azul que abastece ainda famílias de Linha Água Branca, Linha Maier e Salto Canoas;
Vila Rural Lago Azul;
Linha Ouro Verde, poço que abastece também o CTG Estância dos Lagos;
E outro poço que está sendo revitalizado e estruturado atenderá a Praia Municipal Artificial Ouro Verde.

Hoje apenas uma das comunidades ainda não é abastecida com água de qualidade de poço artesiano, Linha Vachin que buscamos viabilizar projeto e atendimento, registrou o Chefe do Executivo Municipal o Prefeito Claudemir Freitas que lembrou ainda que o poço de Linha Salvático, foi viabilizado pela Deputada Rose Litro, atualmente representada pelo Deputado Paulo Litro.

Dessa forma todo o interior do Município terá abastecimento com água de qualidade e em quantidade adequada mesmo em períodos de estiagem, lógico que aqui fica também o apelo para o uso adequado e sem nenhum desperdiço por parte das famílias e comunidades que usam a água desses poços. Os poços atendem também a estrutura de cada Comunidade como Igrejas, Centros Sociais entre outros.

Já na cidade o abastecimento de água é através de poço artesiano desde 2013 segundo a Sanepar o poço fica na Comunidade de Cerro Azul, com estrutura e rede de aproximadamente 7 km, além do reservatório de até 100.000 cem mil litros de água e novo escritório da empresa no Município que também foi construído no Município.

Durante a reunião em Linha Salvático estiveram presentes além do Prefeito, o Secretário de Governo Antonio Bianchini, os Vereadores Givanildo Trumi e Osnir Raupp e a Equipe da Sanepar com a presença de Agilmar Dalla Vecchia – Coordenador de Saneamento Rural da Unidade de Cascavel que atende 85 Municípios, Fabio Henrique Konopatzki – Engenheiro Civil, Márcio Demar Preuss – Técnico em Edificações e Roboão Senegaglia – Coordenador Estadual de Relações com a Comunidade da Sanepar de Curitiba.

Que juntos relataram as famílias presentes sobre o andamento da obra desde o inicio do projeto até a instalação da rede nos próximos dias. Foi tratado ainda sobre as normas para utilização da água e organização do grupo em uma associação.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações do Departamen