• Agricultura •
19 de agosto de 2010

Encontro com Avicultores de Boa Esperança do Iguaçu tratou sobre a Instrução Normativa 41 do M.A.P.A.

Prefeito Claudemir Freitas, Dra. Kátia Formighieri
Encontro com os Avicultores do Município de Boa Esperança do Iguaçu tratou sobre a Instrução Normativa n. 41/2009 da data de 08 de outubro de 2009 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA.

O encontro que teve como Tema: Uso Inadequado de Cama de Aviário– Uma Ameaça ao Agronegócio, segundo o Diretor do Departamento Municipal de Agropecuária Valmor Tessaro foi organizado pela Equipe do Departamento em parceria com o Instituto Emater do Município e com o apoio da SEAB – Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O evento que aconteceu a tarde na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva contou com a presença do Prefeito Claudemir Freitas, dos produtores rurais que são avicultores e da Médica Veterinária Dra. Kátia Eliane Formighieri.

Foram abordadas as Instruções Normativas do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 41/2009 que aprova os procedimentos a serem adotados na fiscalização de alimentos de ruminantes em estabelecimentos de criação e da destinação dos ruminantes que tiverem acesso a esses alimentos compostos por subprodutos de origem animal proibidos na sua alimentação.

Ainda a IN 8 e 17 que complementam questões dessa natureza. Instrução Normativa 15/2001 de julho de 2001, que proíbe a produção e consumo de proteína e gordura de mamíferos destinados a alimentação de ruminantes.

E a Instrução Normativa 25/2009 que define normas para o uso correto de fertilizantes orgânicos em pastagens e na agricultura, como camas de aviário – estercos de aves, suínos e bovinos que podem ser usadas em pastagens e capineiras desde que incorporadas ao solo e consumidas na alimentação pelos animais 40 dias após a aplicação, podendo se não for atendido essas orientações trazer uma série de doenças (vaca loca por exemplo) é causada por esse tipo de processo quando esse material orgânico estiver contaminado, for aplicado na adubação e consumido pelo animais sem obedecer o período de carência.

Da Assessoria

Fonte: Acessoria de Imprensa