• Conselho da Comunidade •
16 de março de 2015

Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos entregou materiais de uso pessoal e colchões na 60ª Delegacia Regional de Polícia Civil

Fotos de Alexandre Bággio do Jornal de Beltrão e d
Na tarde da última quinta-feira, 12 de março de 2015, o Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos entregou 18 novos colchões para a carceragem da 60ª Delegacia Regional de Polícia Civil. A troca satisfez um pedido dos detentos. Para nós é muito importante já que é uma demanda dos presos. Sempre procuramos atender eles dentro do possível. Os colchões velhos estavam mofados e precisaram ser incinerados, diz o delegado João Marcelo Renk Chagas.

O Conselho da Comunidade administra os recursos das penas alternativas e conta com membros dos Municípios de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Verê, que compõem a comarca.

Quando o juiz impõe uma multa, essa receita vem para o conselho que atua em toda a comarca. Aqui, na delegacia, nós podemos aplicar o dinheiro para benefício dos presos, ou seja, podemos reformar cozinha, carceragem, solário enfim a estrutura do prédio da DRP. Também investimos em projetos educativos, explicou Dr. Gelcenoir Leirias da Silva, presidente do conselho.

A entidade também auxilia alguns presos com utensílios de higiene pessoal. Agora por exemplo o delegado está pedindo a pintura das celas, a limpeza da caixa da água, a dedetização e a desratização, acrescentou o presidente do conselho.

O conselho também vai disponibilizar uniforme para os presos. A carceragem conta com 18 detentos que estão distribuídos em oito celas e espaço para quatro presos em cada. A nossa lotação máxima, no entanto, é de 30 presos, por isso, estamos fazendo diversas remoções dos detentos, complementou o delegado.

CONSELHO TEVE REUNIÃO ORDINÁRIA NA QUINTA-FEIRA

Na noite de quinta-feira, 12 de março, os membros do Conselho da Comunidade da Comarca de Dois Vizinhos se reuniram na sala do conselho, no prédio do Fórum da Justiça.

Na ocasião, foi discutida a participação no 3º Encontro de Conselhos da Comunidade da Região Sul, que foi realizado juntamente com outros quatro eventos em Foz do Iguaçu entre os dias 24 e 27 de novembro.

Foi discutido ainda a entrega de cestas básicas mensal para as famílias dos presos da cadeia pública de Dois Vizinhos e tratado sobre a entrega dos novos colchões e da confecção dos uniformes para os detentos. Os uniformes serão os mesmos utilizados na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e isso vai facilitar quando os presos forem transferidos, conta o presidente Dr. Gelcenoir Leirias da Silva.

Outros assuntos legais também foram tratados e a próxima reunião ficou marcada para o dia 16 de abril, às 19:30 horas, no Centro da Criança e do Adolescente em Boa Esperança do Iguaçu.

Alexandre Baggio do Jornal de Beltrão e Ademir Ribeiro / Assessor
Fonte: Assessoria de Imprensa e Texto do Jornalista Alexa