• Plano Municipal de Educação •
18 de março de 2015

Plano Municipal de Educação de Boa Esperança do Iguaçu está sendo atualizado com planejamento para os próximos 10 anos

Fotos da Assessoria de Imprensa / Acervo do Municí
A Equipe do Departamento de Educação da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, juntamente com 10 grupos de trabalho do poder público e da sociedade civil está atualizando o Plano Municipal de Educação – PME com vistas a atender as orientações do Plano Nacional de Educação – PNE e planejar as demandas e necessidades municipais para os próximos 10 anos.

A Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin Pretto lembrou que o Plano Municipal de Educação em vigência foi elaborado e aprovado de acordo com a Lei Municipal 025/2009 de 08 de maio de 2009. Segundo ela o referido Plano possui um Grupo de Acompanhamento e Avaliação do PME, grupo no qual estão inseridos automaticamente a Diretora Municipal de Educação ou Diretor e o (a) Presidente do Conselho Municipal de Educação.

Neste momento os grupos de trabalho estão em fase de levantamento dos dados e seguirão um cronograma de trabalho conforme estabelecido no encontro do dia 03 de março de 2015, realizado pela manhã na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva.

O Plano Municipal de Educação tem a vigência de 10 anos e neste momento está sendo atualizado para atender as demandas apresentadas pelo Município atualmente, bem como para atender a nova legislação pertinente conforme o Plano Nacional da Educação e as orientações do Ministério da Educação e Cultura MEC.

Os 10 grupos de trabalho estão desenvolvendo 12 respectivos temas que são:

Grupo I – Histórico do Município;
Grupo II – Indicadores Sociais e Econômicos;
Grupo III – Abrangência da Competência do Município em Educação;
Grupo IV – Objetivos e Prioridades do Plano Municipal da Educação;
Grupo V – Princípios do Plano Municipal de Educação;
Grupo VI – Educação Infantil;
Grupo VII – O Ensino Fundamental;
Grupo VIII – A Educação Especial;
Grupo IX – A Educação de Jovens e Adultos;
Grupo X – A Gestão Democrática do Ensino Público;
Grupo XI – Os Profissionais do Magistério da Educação e os Profissionais de Apoio e
Grupo XII – Financiamento e Gestão da Educação.

Presente no lançamento do trabalho o Prefeito Claudemir Freitas, lembrou do empenho e apoio de toda a Equipe do Poder Público Municipal que está trabalhando na atualização do Plano, e finalizou lembrando que o produto final de todo esse trabalho – ou seja, o Plano Municipal de Educação atualizado vai nortear toda á área da Educação de Boa Esperança do Iguaçu nos próximos 10 anos, por isso o empenho e a seriedade com que todos estão trabalhando.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe de