• Paraná Biodiversidade •
10 de julho de 2006

Beneficiados pelo programa Paraná Biodiversidade realizam curso de florestamento e vegetação ciliar em Boa Esperança do Iguaçu

Produtores Rurais de Boa Esperança do Iguaçu beneficiados pelo programa Paraná Biodiversidade do Governo do Estado realizaram Curso sobre Florestamento e Vegetação Ciliar, ao todo o Programa irá beneficiar 32 propriedades sendo que 14 participaram do Curso e receberam a qualificação os demais também irão participar do Curso que será realizado em suas Comunidades.

Esta turma foi realizado com produtores da sede do Município e Linha Biavati, produtores esses que tem propriedade lindeira ao Rio Mico ou a suas nascentes e que irão receber recurso do Governo do Estado na ordem de R$ 80.000,00 em material (arame e palanques), para a construção de cercas para a proteção da vegetação ciliar das margens do rio e nascentes. O Programa Paraná Biodiversidade beneficiária no Município 74 produtores com R$ 100.000,00 em recursos que foi reduzido pelo Governo do Estado ficando em R$ 80.000,00 e beneficiando apenas 32 propriedades.

O Curso que teve como Instrutor Luiz Carlos Boaretto teve a parceria do Sindicato Rural de Dois Vizinhos – Presidente Helio Francisco Capelesso, Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – Senar – Gerente Regional Neri Munaro, Prefeitura Municipal – Departamento Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo – Diretora Loire Biavatti Francischini, Departamento de Municipal de Agropecuária – Diretor Ervino Alberton, Emater – Escritório Local – Técnico Arnildo José Sganzerla e do Clube da 3ª Idade Nossa Senhora Aparecida – Presidente Joadir Lopes da Silva que cedeu o local para a realização do Curso.

Esse treinamento veio complementar o programa com a parte técnica e prática do cuidado com a vegetação ciliar e até da reposição dessa vegetação em locais que possa ter sido destruída. O Curso também aborda a questão legal na Legislação Pertinente abordando a questão da vegetação, solo e da água questão que foi admitida por todos os presentes a muito tempo vem dando avisos da sua diminuição – questão da água. Verificou-se também no treinamento a responsabilidade de todos num processo de recuperação a degradação existente e que também é culpa de nós todos de alguma forma.

O Treinamento deverá acontecer ainda este ano em todas as 08 Comunidades Rurais do Município, através das Parcerias já mencionas e ainda com o apoio dos Presidentes das Comunidades e Clubes de Mães.