• Arrastão Contra a Dengue •
14 de abril de 2015

Boa Esperança do Iguaçu com suspeita de 06 casos de dengue esta mobilizada na prevenção

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa / Acervo
Na última semana foi realizado em Boa Esperança do Iguaçu encontro das Equipes dos Departamentos de Saúde e Urbanismo e da Equipe da 8ª Regional de Saúde.

O encontro na Câmara de Vereadores, foi na segunda-feira 13 de abril de 2015, às 14:00 horas e como tema principal a situação da Dengue no Município.

Da 8ª Regional de Saúde estavam presentes Gladis Elzira Barzoto, Coordenadora de Atenção Básica, Danilo Berton Coordenador de Vigilância Sanitária e Benvenuto Juliano Gazzi Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária e Epidemiológica da 8ª Regional de Saúde em Francisco Beltrão.

No encontro com a presença do Prefeito Claudemir Freitas foram discutidas ações emergenciais a serem realizadas no Município com a finalidade de conter qualquer foco ou criadouro do mosquito da dengue.

Foram recebidas as orientações repassadas pela Equipe da 8ª Regional de Saúde, bem como foi apresentado no encontro informações de casos de dengue nos Municípios vizinhos, bem como tratado sobre os 06 casos de pessoas com suspeita da doença do Município.

Presentes no encontro o Diretor de Saúde Adair José Martins da Rocha, Enfermeiras, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Epidemiológicos, ainda a presença do Diretor de Urbanismo e Serviços Públicos Ervino Alberton e Equipe, Secretários e Diretores Municipais, Servidores Públicos e população.

O essencial é organizar a rede de serviços públicos que devem acima de tudo prevenir focos da doença e para isso todos os setores do poder público devem estar trabalhando além da saúde e urbanismo, educação, meio ambiente, entidades, empresas e sociedade devem agir para evitar a proliferação da dengue e outras doenças como a febre amarela e a febre chikungunya causadas pelo mosquito aedes aegypti.

Neste momento foi confeccionado pelo Município material informativo sobre a doença, realizado novo arrastão na cidade recolhendo todo e qualquer tipo de material que possa armazenar água, está sendo feito orientação com veículo de som e também será realizado pela equipe um trabalho de acompanhamento nos locais próximos a onde 04 das 06 pessoas residem no Município.

O plano de trabalho tem o acompanhamento do Prefeito Claudemir Freitas e o envolvimento de diversas Secretarias e Departamentos, no entanto a responsabilidade sobre as empresas e residências é exclusivamente dos proprietários, sendo que já apartir da próxima semana será feito um trabalho de fiscalização e notificação aos locais que não tenham efetuado a limpeza. Podendo ser inclusive após notificado multado esse proprietários uma vez que foi criado lei municipal em março deste ano tratando e normatizando o assunto.

Fica portanto, mais uma vez o pedido a toda a população da cidade e do interior do Município pra que façam a sua parte. Orientado ainda pra sejam feitas denuncias de locais que possam estar armazenando água limpa e se transformar em criadouro, as denuncias podem ser feitas anonimamente ao Departamento de Saúde, por telefone no 46-3537-1210 ou a Ouvidoria da Saúde no Município conforme orientação do site da Prefeitura Municipal na internet.

Ademir Ribeiro – Assessor
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do