• Projeto Leite Sudoeste •
01 de junho de 2015

Produtores de Leite de Boa Esperança do Iguaçu Participam do Projeto Regional Leite Sudoeste

Fotos feitas pelo Técnico do Instituto Emater Vald
Na tarde desta quinta-feira 28 de maio de 2015 técnicos e produtores de leite de Boa Esperança do Iguaçu participaram de reunião na Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu com a Equipe do Projeto Leite Sudoeste para discussão do andamento das atividades no referido Projeto.

A assistência técnica diferenciada a esses produtores assegura três pilares específico do projeto: aumento da produtividade (correção do solo e manejo de pastagem), manejo sanitário (controle de vacinas obrigatórias e qualidade do leite) e ambiente de bem estar (água em piquete e sombreamento).

O Chefe da Seab em Dois Vizinhos Vinicius Deotan Coletti lembra que os produtores já tiveram um incentivo financeiro de aproximadamente 4.000,00 mil reais cada um, para aquisição de insumos (adubação) e equipamentos como bebedouros e mangueiras para a instalação nas propriedades, entregues no final de dezembro de 2014 e em fevereiro de 2015.

Os recursos foram repassados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAB, com apoio da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP, do Instituto EMATER, da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural - SENAR, entre outros parceiros. Conforme relatou Valdisio Candido Moreira Técnico do Instituto Emater no Município.

A visita dos técnicos na propriedade acontece normalmente uma vez ao mês para acompanhar o desempenho das atividades (custo, receita e dificuldades a respeito). Relatou o Médico Veterinário do Município Jonas Jean Zarth. Durante o encontro também estava presente o Técnico Agropecuário Inseminador do Município Rubens Dreves.

Após o encontro, os produtores fizeram uma visita a uma propriedade referência em Sistema Silvipastoril na Linha Nova Gaúcha em Nova Prata do Iguaçu.

Na região de Dois Vizinhos o Projeto tem como Coordenador o Zootecnista Rafael Dias Cavalieri do Instituto EMATER. Conforme relatou Valdir Koch Gerente da Unidade Regional do Instituto Emater em Dois Vizinhos.

O Diretor do Departamento Municipal de Agropecuária Valmor Tessaro em sua fala parabenizou os agropecuaristas de Boa Esperança do Iguaçu participantes do projeto, Eloi Blau, Sandra Cantelli, João Batista, Edecir Dreves, Mazarino Noronha de Campos e Valdir Favretto, além dele que também inscreveu a sua propriedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do