• Conselho Municipal de Saúde •
10 de junho de 2015

Governo do Estado repassou quase 25.000 mil reais através do VigiaSus a Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa e Intern
Na terça-feira, 2 de junho, o governo do Estado oficializou o pagamento de 2015 do Programa Vigia SUS, um incentivo financeiro estadual para que os municípios invistam em Vigilância em Saúde, área que compreende ações como enfrentamento da gripe, combate à dengue, vacinação, vigilância sanitária, saúde do trabalhador, além do controle de diversas doenças.

Para esse fim, o governo assinou a liberação de R$ 18 milhões, a serem divididos entre os 399 municípios do Paraná. A autorização foi assinada em solenidade no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, com a presença de prefeitos, representantes da área da Saúde e outras autoridades do Estado. Conforme relatou o Prefeito Claudemir Freitas.

E a região não ficou de fora. Só para a área da 8ª Regional de Saúde, que abrange Francisco Beltrão e mais 26 municípios dos arredores, o governo encaminhou R$ 943.895,96.

Cíntia Ramos, chefe da 8ª Regional, afirma que os recursos já foram depositados ontem para todos os municípios e que esse incentivo vai fazer uma grande diferença para a realidade da Saúde na região. Ela comenta que a vigilância era uma área esquecida, mas que agora o Paraná está saindo à frente de todo o Brasil com o programa Vigia SUS.

A Secretaria Estadual de Saúde ainda acrescenta que o Paraná é o único Estado a ter um incentivo estadual para a Vigilância em Saúde. E com esse programa de incentivo o Paraná já garantiu mais de R$ 56 milhões aos municípios desde sua implantação, em 2013. "Aqui no Paraná, em uma ação pioneira no Brasil, estamos investindo para apoiar as prefeituras e fortalecer essas ações nos municípios, beneficiando diretamente a população", afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Para os 27 municípios da região, os valores repassados para cada um variam entre R$ 19 mil e R$ 83 mil. Segundo Cintia, o montante de cada um é definido por uma pontuação que abrange o número de habitante e as ações que os municípios fazem nas áreas de combate à dengue e mortalidade infantil e materna.
De acordo com a chefe da 8ª Regional, "cada município está elaborando seu Plano de Aplicação para utilização dos Recursos, sendo para: capacitações específicas da Vigilância em Saúde para todos os profissionais; aquisição de equipamentos de proteção individual para controle de vetores; manutenção de veículos e peças de reposição; contratação temporária de agentes de endemias e ações que visam à promoção e prevenção na vigilância em saúde".

Além disso, ela garante que, em breve, o Estado estará encaminhando a segunda parcela do VigiaSUS. "O programa é dividido em duas partes. A primeira é para verba de custeio e a próxima para investimentos, como a compra de carros e ambulâncias."

Boa Esperança do Iguaçu recebeu R$ 24.200,56 mil reais, conforme relatou o Diretor de Saúde Adair José Martins da Rocha durante a reunião com o Conselho Municipal de Saúde que decidiu a área e a forma que será aplicado o referido recurso. O Conselho de Saúde do Município tem como Presidenta Lurdes Nandi.

Valores encaminhados para cada município da 8ª Regional de Saúde

MUNICÍPIO................................................................ TOTAL
Ampere.................................................................... 42.669,78
Barracão.................................................................. 30.462,74
Bela Vista da Caroba................................................ 32.014,71
Boa Esperança do Iguaçu....................................... 24.200,56
Bom Jesus do Sul.................................................... 38.987,97
Capanema............................................................... 36.285,87
Cruzeiro do Iguaçu................................................. 33.841,51
Dois Vizinhos........................................................... 48.393,38
Eneas Marques........................................................ 27.983,89
Flor da Serra do Sul.................................................. 27.077,31
Francisco Beltrão...................................................... 83.681,37
Manfrinópolis............................................................ 24.408,30
Marmeleiro............................................................... 40.262,61
Nova Esperança do Sudoeste................................. 25.767,51
Nova Prata do Iguaçu.............................................. 30.846,35
Pérola Do Oeste...................................................... 40.932,55
Pinhal de São Bento................................................. 24.148,80
Planalto................................................................... 45.519,91
Pranchita................................................................. 27.633,47
Realeza................................................................... 41.888,63
Renascença............................................................. 28.467,72
Salgado Filho........................................................... 19.731,72
Salto do Lontra......................................................... 40.192,26
Santa Izabel do Oeste............................................. 32.819,47
Santo Antônio do Sudoeste..................................... 36.603,11
São Jorge Do Oeste................................................. 22.916,72
Verê........................................................................ 36.157,75
TOTAL....................................................................... 943.895,96

Ademir Ribeiro / Assessor e com Informação da Assessoria da Secretaria de Estado da Saúde e do Jornal de Beltrão.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da 8ª Regiona