• Segurança Alimentar •
13 de junho de 2015

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Fotos da Equipe de Assessoria de Imprensa / Acervo
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional COMSEA de Boa Esperança do Iguaçu juntamente com uma comissão organizadora realizou a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, nesta quinta-feira 11 de junho de 2015.

A Secretária de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas destaca a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo, com o Departamento de Saúde, com o Departamento de Educação e com a Equipe do Departamento de Agropecuária.

A abertura da conferência foi às 07:30 horas da manhã com o credenciamento dos participantes e café da manhã, às palestras foram realizadas pela Nutricionista Sarajane Gurkevicz Marciniak da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Realeza e pelo Professor Msc João Francisco Machi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Campus de Francisco Beltrão.

Após as palestras os quase 80 participantes foram divididos em 03 grupos de trabalho que elaboraram e apresentaram propostas, debatidas e aprovadas em plenária.

Foram ainda indicados delegados titulares e suplentes, governamentais e não governamentais para participar em 21 de julho de 2015 da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional em Francisco Beltrão.

A Conferência que teve como Tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar teve a presença do Prefeito Claudemir Freitas, do Vice Presidente da Câmara Vereador Gervásio Michels, do Vereador Givanildo Trumi, do Presidente do Sindicato dos Agricultores Familiar Ademar Candido da Silva, do Chefe do Escritório Regional da Emater Valdir Koch, do Chefe do Escritório Regional da Seab ambos em Dois Vizinhos, Vinicius Deotan Coletti, do Diretor do Departamento de Saúde Adair José Martins da Rocha que representou Secretários e Diretores Municipais e da Presidenta do COMSEA Cenélia Goularte, além de técnicos e profissionais de diversas áreas.

Após os pronunciamentos foi feito a leitura e aprovação do regimento interno da conferência.

Foi ao final da conferência foi feito a apresentação dos componentes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional COMSEA, indicados pelas entidades e pelo poder Público Municipal, que terão como um dos principais objetivos a gestão do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Os eixos temáticos da conferência foram: I – Comida de Verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável para a conquista da soberania alimentar; II – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública e III – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional SISAN.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da