• Estado: Repossição de Aulas •
25 de junho de 2015

Associação dos Municípios do Paraná AMP garante junto ao Governo do Estado o transporte escolar para repor aulas, AMSOP iniciou a discussão

Fotos da Assessorias de Imprensa da Prefeitura e A
A Diretoria da Associação dos Municípios do Paraná AMP garantiu no último dia 23 de junho de 2015, o apoio do Governo do Estado no repasse de recursos para o pagamento extra dos custos do transporte escolar para repor as aulas devido a greve dos professores estaduais.

A discussão teve inicio com a mobilização em audiência de mais de 30 Prefeitos do Sudoeste. Conforme registrou o Prefeito Claudemir Freitas.

No final da reunião da Amsop, realizada em 12 de junho em Francisco Beltrão, chegou a informação que a AMP já estava ciente da mobilização e prometera para o mais breve possível marcar uma audiência com o Governo do Estado a fim de expor a preocupação das prefeituras no que diz respeito aos custos extras do transporte escolar, já que, depois da greve de quase 50 dias, as aulas terão que ser preenchidas em muitos sábados e durante as férias.

Com mais de 30 prefeitos presentes, a entidade decidiu pressionar o Governo do Estado, com apoio da AMP. O ano letivo de 2015 tem previsão de encerramento em 7 março de 2016, uma segunda-feira. No dia seguinte começa o ano letivo de 2016. Haverá férias em janeiro.

Durante a reunião, vários prefeitos se manifestaram, revelando o que gastam por mês em transporte - R$ 200 mil em Coronel Vivida, R$ 250 mil em Dois Vizinhos, por exemplo.

Os prefeitos também mostraram preocupação com uma possível reação do Ministério Público, que poderá "exigir" que os alunos sejam transportados.

Os três chefes de núcleos de educação - Rita de Cássia Cordeiro (Pato Branco), Nivaldo Florentino (Dois Vizinhos) e Paulo Savaris (Beltrão) - compareceram. "Os alunos não têm culpa", disse Nivaldo, em apoio ao empenho dos prefeitos no apoio à reposição das aulas.

O prefeito de Renascença, Lessir Bortoli (PT), fez questão de ressaltar que "o transporte escolar é de responsabilidade do Estado".

Um município da região - Sulina - não terá reposição de aulas, porque não teve greve, como atestou o prefeito Altair Costa Ruivo (PSDB).

Em Boa Esperança do Iguaçu segundo a Diretora do Colégio Estadual Cleonizete Totti Trumi 23 dias terão que ser repostos e o calendário esta sendo ajustado.

A primeira rodada de negociações entre a AMP e o Governo do Estado ocorreu na quinta-feira dia 18 de junho e envolveu a diretoria da AMP, os secretários estaduais Ana Seres (Educação), Eduardo Sciarra (Casa Civil), Deonilson Roldo (Chefia de Gabinete do governador Beto Richa) e ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano.

A diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) obteve uma nova e importante conquista no último dia 23 de junho, o governador Beto Richa anunciou que vai liberar às prefeituras duas cotas a mais - de R$ 9,5 milhões cada uma - para garantir o custeio do transporte escolar dos alunos das escolas públicas do Paraná durante os 49 dias de greve dos professores da rede estadual de ensino.

A primeira parcela será liberada em dezembro deste ano e equivalerá à 11ª cota que será paga pela Seed (Secretaria Estadual da Educação) em 2015. A segunda cota será liberada em 2016. O valor total dos recursos chega a aproximadamente R$ 19 milhões. O orçamento do Governo do Estado para o transporte escolar em 2015 é de R$ 95 milhões, segundo informou a Seed.

Estes novos recursos significam mais uma importante conquista para a nova diretoria da AMP, conduzida pelo prefeito de Assis Chateuabriand, Marcel Micheletto. “O governo está sendo sensível com os municípios e mostrando seu compromisso com as prefeituras. Estes recursos serão muito importantes para ajudar a diminuir as dificuldades que as prefeituras enfrentam e oferecer transporte de qualidade aos alunos da rede estadual”, comentou.

O povo paranaense no entanto pagará a mesma conta 03 vezes, já se paga com a nossa carga de impostos o salário dos professores, agora vamos pagar o aumento que eles queriam e ainda teremos que pagar novamente o transporte escolar que já pagamos e que será acrescido por mais 49 dias. Registraram os pais que também estava na comitiva recebida em Curitiba.

O governador Beto Richa destacou o esforço do Estado para auxiliar os municípios e tranquilizar os prefeitos, que estavam “temerosos” diante do custeio transporte escolar. “Mais uma vez, estamos cumprindo nosso compromisso com a Educação”, comentou. “Estes recursos, do caixa do Tesouro do Estado, vão cobrir os investimentos necessários para o transporte escolar em função da greve do magistério. Estamos assumindo estes investimentos para não penalizar as prefeituras e nem os alunos”, disse Beto Richa, durante a entrega de 20 novos ônibus escolares, que vão transportar 5.770 estudantes em 20 municípios do Estado.

Foi destacado ainda o empenho dos prefeitos dos 42 Municípios do Sudoeste na mobilização, eles foram representados em Curitiba pelo Prefeito de Santo Antonio do Sudoeste Ricardo Ortina Presidente da AMSOP, que participou da audiência junto com Prefeitos (as) de todas as regiões do Estado.

Jornal de Beltrão - Redação
Assessoria da AMP – Jornalista Aurélio Munhoz