• Trabalho Infantil •
26 de junho de 2015

Trabalho Infantil foi Tema de Encontro com os Beneficiários de Programas Sociais em Boa Esperança do Iguaçu

Fotos da Equipe da Secretaria de Assistência Socia
Os beneficiários dos Programas Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada – BPC do Município de Boa Esperança do Iguaçu, participaram de mais uma atividade do Programa de Atenção Integral a Família PAIF neste mês de Junho.

Os participantes assistiram a uma Peça Teatral Sobre Trabalho Infantil. A atividade do PAIF neste mês foi realizada de forma ampliada com os beneficiários dos quatro grupos. O encontro foi no dia 17 de junho de 2015, no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com início as 13:30 horas.

A peça de teatro foi apresentada pelo Grupo de Teatro Thespis, de Francisco Beltrão, na apresentação os artistas enfatizaram o Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições da família, da sociedade, no que tange ao Trabalho Infantil, na perspectiva de prevenção. O grupo apresentou a peça de forma dinâmica, abordando situações práticas e cotidianas.

Neste dia também foi realizado a pesagem com as crianças e adolescentes, filhos dos beneficiários do Programa Bolsa Família pela Equipe do Departamento de Saúde deste Município e pela Pastoral da Criança.

Ao chegar no local os participantes em sua grande maioria mulher, realizaram o credenciamento e o preenchimento da atividade na Carteirinha das Beneficiárias.

No encontro participaram da atividade 110 (cento e dez) famílias beneficiárias. Ao final foi servido lanche aos presentes e realizada a avaliação. Na avaliação, os quesitos avaliados foram: cumprimento do horário; clareza na exposição do assunto; envolvimento dos participantes; ambiente adequado; se o tema trabalhado era importante; como se sentiram durante o encontro e o que acharam do lanche. Conforme registrou a Secretária Municipal de Assistência Social Odilmara Terezinha Dreves Freitas e a Equipe do CRAS do Município.

A Equipe do CRAS comunica ainda que as familias que não participaram do encontro no último dia 17 de junho, que procurem na brevidade possivel a Equipe do Departamento Municipal de Saúde pra realizaram a pesagem. Todas as famílias que recebem Bolsa Família devem procurar a Nutricionista Deiziane Daniel para a pesagem, o não comparecimento ocasionará o bloqueio do benefício.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002. A iniciativa, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e diversos órgãos do Governo Federal, além dos governos estaduais, municipais, do Distrito Federal e instituições privadas. O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138 (estabelece idade mínima para admissão do emprego) e nº 182 (trata das piores formas de trabalho infantil). Por isso o assunto foi o tema do Encontro do PAIF neste mês de junho.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe do