• Seminário: Educação Integrada •
02 de julho de 2015

Abertura do Seminário de Municípios Integrados de Boa Esperança e Cruzeiro do Iguaçu recebeu a presença de quase 50 Autoridades e Lideranças Convidadas

Fotos das Assessorias de Imprensa e Vídeo e Foto I
As Equipes das Secretarias de Educação dos Municípios de Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu, realizaram juntamente com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná UNDIME o 1º Seminário de Municípios Integrados do Estado do Paraná.

O evento nos dias 02 e 03 de julho, teve sua abertura no Centro Cultural Daniel Turmina Junior em Cruzeiro do Iguaçu com a presença de 247 participantes e seguirá sendo finalizado em 22 de julho de 2015.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores, Secretários, Diretores, Chefes de Núcleos Regionais de Educação (Nivaldo Florentino de Dois Vizinhos e Rita de Cássia Cordeiro Augusto de Pato Branco), além de Representantes de Núcleos Regionais de Educação, Deputado Estadual (Nelson Lauro Luersen) além de Representantes de outros Deputados, Representantes indicado pelos alunos dos Municípios, pelos Professores dos Municípios e Representante dos Pais dos Municípios, ainda Acadêmicos e Profissionais das Universidades Estaduais e Federais. As autoridades e lideranças foram recepcionados pelos Prefeitos Luiz Alberi Kastener Pontes e Claudemir Freitas e pelo Vice Prefeito de Cruzeiro do Iguaçu Reni Kovalski. Marcaram presença ainda Prefeito Raul Isoton de Dois Vizinhos e Luiz Carlos Gibson de Telêmaco Borba.

Na Comissão Organizadora e Coordenadora do Evento Dra Marta Chaves da Universidade Estadual de Maringá, Me Enirson Fernando Macagnan Coordenador de Municípios Integrados e Vânia Pereira de Lima Savighago Secretária de Educação de Cruzeiro do Iguaçu, Ms Dalva Linda Vicentini Secretária de Educação de Marialva e Odilmara Terezinha Dreves Freitas Coordenadora do Projeto de Formação juntamente com a Secretária de Educação Ivanilde Vachin Pretto de Boa Esperança do Iguaçu.

O Seminário teve como Tema: Atuação de professores: estudos e formação humanizadora. E como objetivo socializar estudos e reflexões realizadas por pesquisadores e militantes da educação, da educação infantil e da psicologia de diferentes instituições nacionais e internacionais.

Durante o evento participaram as equipes de diversos núcleos regionais de educação, equipe da Secretaria de Estado da Educação SEED Representada pela Pedagoga do Ensino Fundamental do Departamento de Educação Básica Ana Carolina Morello e da UNDIME que foi representada pelo Presidente Celso Augusto Souza de Oliveira.

Palestraram nos dois dias do seminário Prof.ª Dr.ª Marta Chaves da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Prof. Ms. Vinicius Stein (UEM), Dr. Guilhermo Arias Beatón da Universidade de Havana – Cuba e Prof. José Ricardo Donatti Correa.

Participaram como Mediadores Me. Enirson Fernando Macagnan, Prof. Celso Augusto Souza de Oliveira, Prof. Silvana Gaidzinski Mânica, Prof. Ivanete Rufatto Trindade, Dra Jane de Abreu Drewiski da Universidade Estadual do Centro Oeste e Prof. ª Dr.ª Laura Marisa Carnielo Calejon – Integrante do Grupo de Pesquisa “Psicologia Escolar e Educacional: Escolarização e Atividade Profissional em Uma Perspectiva Crítica” da Universidade de São Paulo em Cruzeiro do Sul – SP.

Os trabalhos nos dois dias foram realizados ainda com reuniões de trabalho alternados entre Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva.

Durante todo o encontro foram realizadas apresentações culturais com representantes dos dois Municípios e entregues presentes e (mimos) aos participantes e convidados.

Do projeto de formação continuada fazem parte os Municípios Integrados além Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu, Borrazópolis, Marialva, Telêmaco Borsa e Paraíso do Norte.

Por fim a comissão organizadora destacou o empenho de todas (os) os profissionais da educação dos dois Municípios Sedes do Seminário, na mobilização, na organização e na realização do maior evento em educação já realizado nos Municípios.

Vanderson L. Reck – Pablo – Assessor da Prefeitura em Cruzeiro do Iguaçu
Ademir Ribeiro – Assessor da Prefeitura em Boa Esperança do Iguaçu