• I Seminário: Encerramento C.I. •
06 de julho de 2015

Teoria Histórico - Cultural e Formações de Professores na Atualidade: Aprendizagem e Desenvolvimento em Debate foi o Tema da Palestra que Fechou os Trabalhos em Cruzeiro do Iguaçu

Fotos das Assessorias e da Vídeo e Foto Iguaçu - F
O 1º Seminário de Municípios Integrados realizado em Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu, nos dias 01 e 02 de julho de 2015, teve seu ponto alto no segundo dia quando pela manhã os participantes assistiram a palestra com o Dr. Guillermo Arias Beatón da Universidade de Havana em Cuba.

O Tema da Palestra, Teoria Histórico – Cultural e Formações de Professores na Atualidade: Aprendizagem e Desenvolvimento em Debate, teve como Mediadoras na Mesa a Prof.ª Dra. Jane de Abreu Drewinski da Universidade Estadual do Centro Oeste e a Prof.ª Dra. Laura Marisa Carnielo Calejon – Integrante do Grupo de Pesquisa, Psicologia Escolar e Educacional: Escolarização e Atividade Profissional em uma Perspectiva Crítica, ela é da Universidade de São Paulo Campus de Cruzeiro do Sul.

Durante a Palestra como está e como é feita a educação de sucesso em Cuba, os participantes em sua imensa maioria, afirmam que apesar do embargo econômico vivido pela ilha de Cuba por 50 anos, a educação naquele pais está décadas a nossa frente, a frente da educação vivida e aplicada no Brasil, principalmente em algumas regiões do país.

Ao final da Palestra os Prefeitos Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu e Luiz Alberi Kastener Pontes de Cruzeiro do Iguaçu entregaram presentes ao palestrante e a mesa mediadora.

Por fim os trabalhos que pela manhã tiveram inicio com apresentações culturais com o Professor Valdinei Risso e alunas do Centro da Criança e do Adolescente do Município de Boa Esperança do Iguaçu foram finalizados a parte realizada em Cruzeiro do Iguaçu.

Em sua fala no encerramento a idealizadora do projeto e coordenadora geral Dra. Marta Chaves destacou que fechamos com chave de ouro uma fase do trabalho, mas destacava que por outro lado o da aplicação das vivências adquiridas no encontro estava apenas começando.

Dra. Marta Chaves registrou ainda que novo seminário será realizado no Município de Marialva em 2016 e agradeceu a cada um e cada uma da equipe que nos mínimos detalhes cuidou da realização do grande encontro.

As autoridades e lideranças foram convidados a degustar almoço servido a todos na Praia Municipal de Fóz do Chopim em Cruzeiro do Iguaçu.

Ademir Ribeiro – Assessor da Prefeitura em Boa Esperança do Iguaçu
Vanderson L. Reck – Pablo – Assessor da Prefeitura em Cruzeiro do Iguaçu