• Nova Diretoria da AMP •
10 de julho de 2015

Prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu faz parte da nova Diretoria da AMP Associação dos Municípios do Paraná

Fotos do Site da AMP - Assessoria de Imprensa
O prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto (PMDB) foi eleito em Curitiba o novo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) para a próxima gestão 2015/2016, com apoio de grande parte dos prefeitos da região Sudoeste do Paraná.

Um exemplo é o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste Ricardo Ortinã eleito como 1º vice-presidente, segundo cargo mais importante na diretoria. Ainda fazem parte mais 15 prefeitos de municípios da região que ocupam cargos distintos em conselhos ou presidentes de setores específicos.

Ao todo fazem parte da nova diretoria 75 integrantes.

É o caso do prefeito de Ampere Hélio Alves que ocupa o cargo de primeiro conselheiro fiscal efetivo e do prefeito de Clevelândia Alvaro Valério como presidente do conselho de meio ambiente. O prefeito de Santa Isabel do Oeste Moacir Fiamoncini também ocupa a presidência só que na procuradoria jurídica da entidade. Já a prefeita de Capanema Lindamir Denardim foi empossada como a representante das mulheres prefeitas no Estado assumindo a presidência do conselho da mulher.

Duas chapas disputavam o comando da entidade, a primeira encabeçada por Marcel e a segunda pelo até então presidente Luiz Sorvos, prefeito de Nova Olímpia.

Na ocasião 243 prefeitos estavam aptos a votar, destes 177 exerceram o poder do voto. Marcel obteve 65,53% dos votos válidos, sendo 116 contra 61 votos. Essa é a segunda vez que um prefeito do município Assis Chateaubriand ocupa este cargo. Há 25 anos Luiz do Amaral esteve à frente desta importante associação e desde então nenhum outro prefeito do Oeste havia ocupado a presidência da mesma.

Representação

O presidente da Amsop prefeito de São João Altair José Gasparetto comenta que a composição da nova diretoria dá ao Sudoeste a maior representatividade já conquistada frente a AMP e que vai favorecer a defesa de lutas da região. “O Sudoeste sempre esteve presente nas diretorias da AMP, mas nunca era chamado para compor funções tão relevantes como a que conquistamos nesta eleição. Agora com a primeira vice-presidência e as demais conselheiros tenho certeza que teremos mais espaço e voz dentro da entidade e frente ao Estado”, avalia o presidente da Amsop, que faz parte da diretoria da AMP como suplente do conselho fiscal.

O Prefeito Claudemir Freitas de Boa Esperança do Iguaçu é membro da Comissão de Contabilidade Pública e Finanças.

Eleição

A chapa liderada por Micheletto (filho do falecido deputado federal Moacir Micheletto) denominada “Uma nova AMP renovada e de todos” venceu com 116 votos contra 61 o prefeito de Nova Olímpia Luiz Sorvos (PDT), que tentava reeleição. A nova diretoria já foi empossada no mesmo dia da eleição. Entre os destaques das propostas da nova diretoria está a revisão do pacto federativo, com maior contrapartida para os municípios; viabilização de nova sede; criação da Escola Municipal de Governança; interiorização da AMP; criação de núcleos técnicos de apoio nas áreas jurídica, interinstitucional; mobilizar as universidades em prol de projetos de desenvolvimento regional entre outros.

Lista dos prefeitos do Sudoeste na AMP e suas funções:

CARGO / PREFEITO / MUNICÍPIO
1º vice-presidente - Ricardo Ortinã - Santo Antonio do Sudoeste