• Portadores de Deficiências •
24 de agosto de 2015

1º Encontro Temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizado em Boa Esperança do Iguaçu pela Secretaria de Assistência Social

Fotos da Equipe da Assessoria de Imprensa e da Equ
Na quarta-feira 19 de agosto de 2015, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu, juntamente com a Equipe do Centro de Referência da Assistência Social o CRAS Espaço da Cidadania realizaram o 1º Encontro Temático dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município.

O Encontro foi convocado pelo Edital 001/2015 e teve como Tema: Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a Transversalidade como radicalidade dos direitos humanos.

Participaram das atividades 123 pessoas, sendo 63 beneficiários do Programa Bolsa Família e BPC e 60 participantes do público em geral, dentre representantes de entidades governamentais, usuários da política da pessoa com deficiência, entre outros.

O evento iniciou às 13h30min com o credenciamento e registro nas carteirinhas dos beneficiários do Programa Bolsa Família e dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC). Na sequência a Secretária de Assistência Social Senhora Odilmara Terezinha Dreves Freitas iniciou a tarde de trabalhos, dando boas vindas aos presentes e agradecendo o comparecimento. Ainda saudou a presença da equipe do Escritório Regional que se fizeram presentes, Jovielle Schneider Bim Baixer, Maristela Seleski e Franciele Schmitz - Chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social em Francisco Beltrão que falou em nome do Escritório Regional.

Após a apresentação de vídeo sobre os direitos da pessoa com deficiência, a Secretária de Assistência Social abordou em sua fala que o Encontro é realizado para ressaltar direitos das pessoas com deficiência, compreendê-los para poderem ser exigidos, e que este encontro deve ser realizado como um diálogo, onde haja troca de conhecimento, esclarecimento de dúvidas e sugestões a serem levantadas.

A Assessora Jurídica do Município Dra. Alessandra Jeronimo Paganini apresentou o conceito de deficiência, alguns índices nacionais, do estado e do município, bem como falou sobre o acesso da pessoa com deficiência ao trabalho, educação, benefícios socioassistenciais, entre outros.

Os participantes realizaram ainda trabalhos em grupos para a elaboração de propostas apresentadas na plenária final e também escolheram delegado e suplente da sociedade civil para representar o Município nas próximas etapas, sendo eleita como Titular Claudinéia Lunkes Cremonese, Assistente Social da APAE, e como suplente Rosane Regina Grassi Resende, Diretora da APAE.

Para finalizar foi realizado sorteio de algumas lembranças, feito avaliação do evento por meio de questionário objetivo, e servido café de encerramento organizado pela equipe do CRAS.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Informações da Equipe da