• Inauguração •
04 de agosto de 2006

Inaugurada a Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva de Boa Esperança do Iguaçu

Deceramento da Fita Inaugural Pref. Antonio Udcens
O Município de Boa Esperança do Iguaçu inaugurou nesta quarta-feira 02 de agosto as instalações da Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva, o prédio tem em torno de 180 m² e faz parte do Projeto Biblioteca Cidadã do Governo do Estado.

Presente na inauguração a Secretária de Estado da Cultura Vera Mussi representou o Governador Roberto Requião que devido a legislação eleitoral esta impendido de participar de eventos com inaugurações ela lembrou ainda que além do nosso Município outros 05 foram contemplados na região Sudoeste e 61 Municípios no Estado, projetos que continuam acontecendo em parceria com a Biblioteca Pública do Estado do Paraná, a Secretaria de Obras Públicas e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, além das parcerias já citadas em sua fala a Secretária finalizou dizendo que a biblioteca é um lugar que alimenta o espírito e a alma.

O Prefeito Municipal Antonio Udcenski registrou e agradeceu o empenho de todos os envolvidos e presentes na inauguração e enalteceu o trabalho feito pelo Governo do Estado e pelo Ex Chefe da Casa Civil Caito Quintana que também esteve presente mas em virtude de ser novamente candidato a Deputado Estadual e obedecendo a legislação eleitoral não se pronunciou. Segundo o Prefeito é uma belíssima obra que valoriza e aprimora a cultura, a Biblioteca se chamará Antonio Rafael da Silva em homenagem a este pioneiro do Município, com familiares que ainda residem aqui como é o caso da Sra. Maria Izaura da Silva. Seu Antonhão como era chamado chegou no Município por volta de 1950, foi ele quem na época fez a doação da madeira e do terreno para a construção da Igreja Católica do Município e ainda dou o terreno para a construção da escola e da Praça Municipal que recebeu o nome de sua Esposa Maria Francisca da Silva, seu Antonio faleceu em 26 de dezembro de 1983.

Projeto
O projeto arquitetônico das Bibliotecas Cidadãs é constituído de módulos de forma a poder adaptar-se a diferentes tipos de terrenos e possibilitar uma ampliação futura. As construções ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo em torno de 2.000 livros, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 210 mil. A instalação dos telecentros projetos que acompanha neste momento essas bibliotecas, será coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e pela Celepar. Além do mobiliário necessário, os prédios serão equipados com computadores com acesso à Internet, aparelhos de vídeo e DVD. Além da contratação de 02 estagiários para a instrução de aulas de informática junto ao Telecentros.
O projeto arquitetônico contempla ainda um Mini Auditório com em torno de 70 lugares para atividades diversas e área de lazer.